Saiba como retomar o crescimento da sua empresa
Passado o período mais crítico da pandemia, é hora da retomada. Isso significa pensar não somente na sobrevivência da sua empresa, como planejar sua expansão. Para isso, é necessário considerar alguns aspectos:
Organize as finanças da empresa: cuide do planejamento financeiro da sua empresa. Se possível, construa uma reserva que lhe permita “sobreviver” nos momentos de crise. Invista tempo na gestão financeira: acompanhar a entrada e saída de dinheiro na conta da sua empresa deve ser uma tarefa constante.
Dê muita atenção ao relacionamento com clientes: mantenha-se próximo de seus clientes, busque compreender suas necessidades e atendê-los da melhor forma. Passada a crise, procure investir na retenção de clientes, oferecendo a eles novas experiências, cativando-os no dia a dia.
Observe seu estoque: procure listar os produtos, organizando-os do mais vendido para o menos vendido. Planeje promoções e descontos, para evitar acúmulo de mercadorias paradas.
Revise sua lista de fornecedores: procure classificá-los por maior ou menor relevância, avaliando quais produtos estão vendendo mais.
Dedique-se à sua equipe: para sua empresa crescer, você precisa de um time comprometido e engajado. Estabeleça com seus colaboradores uma comunicação direta, transparente, motivando-os a contribuírem com sugestões, cientes da missão e do propósito da empresa.
Otimize recursos: busque continuamente formas de melhorar a produtividade da sua empresa. Isso significa aprimorar processos que lhe permitam produzir mais, com melhor qualidade, e menos gastos.
Identifique sempre oportunidades no digital: verifique como sua empresa está posicionada hoje e como pode avançar no mundo digital. Não tome nenhuma atitude sem planejamento, nem invista em algo que não faça sentido para o seu negócio.
Marque presença: por mais que você não goste, ou não tenha perfil para as redes sociais, você precisa delas para divulgar sua empresa, falando sobre seus produtos e/ou serviços, destacando diferenciais, organizando promoções, conversando com seu público etc.
Monitore sempre sua estratégia: cuide bem do seu planejamento, procure acompanhar sempre os processos e os resultados alcançados pela sua empresa. Observe frequentemente seu posicionamento no mercado. Procure oferecer diferenciais, novas tendências.
Capriche no atendimento: mostre-se disponível para atender seu público, nos diferentes canais de comunicação: telefone, WhatsApp, redes sociais, e-mail, chat etc.
Procure meios para manter o ritmo de trabalho e conquistar mais consumidores para o seu negócio.
Invista nas vendas online: observe sempre se o seu site oferece uma boa experiência aos consumidores, aliando praticidade, segurança, conforto e eficiência no momento da escolha do produto e efetivação da compra. Capriche na entrega dos produtos, respeitando prazos e protocolos de distanciamento.
Limitação de Responsabilidade
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