Diante de tantos desafios, saúde emocional deve ser prioridade
O ano de 2020 exigiu grande equilíbrio emocional para conciliar tantos desafios e dificuldades. Para os empreendedores, toda a instabilidade e muita incerteza exigiram ainda mais esforços.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde reuniu informações sobre a saúde mental do brasileiro durante a pandemia da Covid-19 e revelou que a ansiedade foi o transtorno mais presente no período.
Os resultados preliminares foram levantados a partir do questionário online disponível entre 23 de abril a 15 de maio. Foi verificada a elevada proporção de ansiedade (86,5%); uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%); e uma baixa proporção de depressão (16%) em sua forma mais grave.
Saúde: cuide do seu maior patrimônio
Em meio a tanta pressão, é importante lembrar que sua saúde é seu maior patrimônio. Você precisa ter equilíbrio emocional, não apenas para superar obstáculos, mas para trabalhar na realização de nossos objetivos, curtir a vida, aproveitar o tempo com familiares e amigos, dedicar esforços a projetos pessoais e profissionais. Afinal, um novo ano começa com muitas realizações!
Confira aqui algumas dicas para cuidar da saúde emocional:
- Busque autoconhecimento: neste momento, procure compreender como a pandemia e seus desdobramentos tem lhe afetado e como se sente em relação a isso.
- Reorganize sua agenda: verifique se você não tem assumido mais compromissos do que pode.
- Não se isole da família: por mais que você precise se dedicar aos negócios e trabalhar intensamente, lembre-se que é nos relacionamentos que buscamos energias para seguir em frente.
- Não exagere nos noticiários: é importante estar atualizado, saber o que está acontecendo no Brasil, no mundo, e no seu setor, especificamente, mas não se prenda demais às notícias, procure se preservar.
- Evite a preocupação excessiva: é importante planejar, traçar metas, mas não se desgaste ao extremo.
- Cuide da qualidade do seu sono: procure formas de relaxar à noite, preparando-se para seu repouso. Pouca iluminação, música, um bom livro, um filme mais leve, meditação.
- Atenção à sua saúde: observe sua alimentação, combata o sedentarismo, busque maior contato com a natureza, enfim, procure adotar hábitos mais saudáveis! Observe melhor seu corpo e tudo o que ele sinaliza. Mantenha os exames periódicos em dia.
- Conte com ajuda profissional: caso perceba que vem sentindo tristeza, apatia, preocupação excessiva na maior parte do tempo, por vários dias seguidos, procure ajuda profissional. Cuide bem de você!
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.