Capital de giro é o maior desafio dos negócios de alimentação fora do lar
O segmento de alimentação fora do lar foi fortemente atingido pela pandemia do coronavírus, e está entre os setores que enfrentam os maiores obstáculos na retomada. Um dos principais desafios é conseguir capital de giro para manter as atividades.
A recuperação de bares e restaurantes deve começar a ser percebida em dezembro, segundo estimativas da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A maior parte desse mercado é formado por micro, pequenos e médios empreendimentos.
Do total de 1 milhão de estabelecimentos do setor, que emprega seis milhões de pessoas, espera-se que cerca de um terço não tenha fôlego para superar o momento ainda delicado de caixa.
Pelo País, 73% dos estabelecimentos pesquisados já abriram as portas. Os bares e restaurantes estão trabalhando, em média, com menos de 50% dos funcionários que tinham antes da crise. Para 71% dos entrevistados, o faturamento está abaixo da expectativa, de acordo com a Pesquisa Nacional da Abrasel, realizada de 18 a 20 de agosto, em todas as regiões do País.
Fôlego financeiro é desafio
Ainda de acordo com a pesquisa, quatro em cada cinco empresas (78%) tentaram empréstimo de março para cá. Pouco mais da metade (57%) conseguiu acessar alguma linha de crédito. Dos que tiveram o empréstimo negado (43%), 21% não receberam justificativa para a recusa de crédito.
Já pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Abrasel, mostrou que 85% dos negócios estão faturando menos do que antes, uma realidade mais dramática se comparada às demais atividades econômicas (81% das empresas tiveram perdas). Foram ouvidos 1.191 empresários do setor, no período de 27/07 a 06/08.
De acordo com os entrevistados, o maior desafio para a retomada e sobrevivência dos seus negócios é ter capital de giro (63%).
Cuidados na retomada
Para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes, bem como higiene e cuidado com as pessoas, aqui vão algumas recomendações do Protocolo de Retomada elaborado pelo Sebrae:
- adote uma rotina de limpeza e desinfecção diária do local, tanto nas áreas de trabalho como áreas comuns;
- utensílios e superfícies devem ser higienizados constantemente;
- zele pelo distanciamento dos profissionais que trabalham na cozinha, fazendo as adaptações necessárias, marcações no chão e devido treinamento para conscientização de todos;
- clientes, colaboradores e fornecedores precisam utilizar máscara;
- revise o layout do local, a capacidade do salão, para garantir o distanciamento recomendado: no mínimo um metro entre clientes desconhecidos e dois metros entre as mesas, para segurança de todos. Promova o distanciamento de, no mínimo, um metro entre as pessoas, caso haja fila na entrada ou para pagamento;
- disponibilize álcool gel em pontos estratégicos do seu estabelecimento;
- defina horários alternativos para atendimento aos fornecedores, separando um local para o recebimento de produtos, que devem passar por processo de limpeza e desinfecção, antes de serem levados para o estoque.
Links úteis:
Acesso às pesquisas mencionadas:
http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/capital-de-giro-e-o-maior-desafio-dos-negocios-de-alimentacao-fora-do-lar,f8e6476d40024710VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://abrasel.com.br/noticias/noticias/maioria-dos-bares-e-restaurantes-do-brasil-reabriu-mas-incerteza-ainda-e-enorme-segundo-pesquisa-nacional-da-abrasel/
Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)
https://abrasel.com.br/
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
https://www.sebrae.com.br/
E-book Sebrae - Retomada das Atividades
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/retomada-segura-das-atividades-bares-lanchonetes-e-restaurantes,8fd433d8e7672710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos neste site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.