Tecnologia pode melhorar gestão de vendas
Conquistar novos clientes, fidelizá-los e gerir o crescimento de vendas. Esses são alguns dos muitos desafios que o empreendedor enfrenta, e que estão diretamente relacionados ao sucesso da empresa. Como conciliar tantas tarefas? Como garantir uma gestão eficiente de vendas? Como atingir bons resultados?
A tecnologia pode ajudar muito neste processo, mas é preciso planejamento. De pouco adianta investir em ferramentas, se não houver profissionais capacitados para utilizá-las devidamente, se não forem atualizadas com os dados necessários e, pior ainda, se não houver capacidade de análise dos resultados, muito menos estratégia diante dessas informações consolidadas.
O objetivo da tecnologia na gestão de vendas é reunir e organizar uma grande quantidade de dados, que se transformarão em relatórios com elementos importantes para a tomada de decisão, como por exemplo: quais produtos vendem mais? Qual vendedor tem melhores resultados? Quais fatores afetam os resultados? Por que determinado cliente prefere este ou aquele produto?
Essas e muitas outras informações vão fornecendo indicadores para a sua estratégia de vendas. Com ferramentas de análise de dados, os times de vendas conseguem criar perfis de consumo mais precisos e desenvolver estratégias de vendas de sucesso.
Os sistemas de gestão de vendas costumam ser integrados à estrutura interna do negócio, para que seja possível acompanhar todas as etapas de uma operação comercial.
Atenção aos relacionamentos
Por mais que a tecnologia em vendas ajude a gerenciar seus contatos, clientes, prospects e concorrência, é preciso dedicar atenção, também, ao relacionamento mais próximo entre vendedor e cliente. É por isso que, mesmo em tempos de isolamento social, a empresa deve mostrar proximidade, disponibilidade de atendimento personalizado, como um chat online, ou um telefone de contato no seu website. Humanizar as vendas pode fazer uma grande diferença em seus processos comerciais. Fique atento!
Ferramentas para Gestão de Vendas Com uma boa organização, você consegue alcançar níveis satisfatórios de qualidade, diminuir os custos e aumentar, ainda, a lucratividade da empresa. Conheça exemplos de ferramentas que podem aprimorar a gestão de vendas:
CRM CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um software que:
- permite às empresas gerenciarem o relacionamento com os clientes;
- organiza todas as etapas do processo, para se relacionar, encantar e vender para seu cliente;
- permite saber exatamente o que e como fazer para conquistar mais clientes em menos tempo;
- auxilia a equipe de vendas, eliminando tarefas repetitivas e permitindo um trabalho mais consultivo e estratégico;
- aprimora processos, melhora resultados.
Ferramentas para otimizar comunicação
Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, tornou-se essencial utilizar diversos canais de comunicação para se manter próximo do seu público-alvo. Por isso, sua equipe de vendas precisa contar com aplicativos para troca de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Hangouts, chat e videochamadas.
Vale investir, também, em uma plataforma de automação de marketing, para colocar em prática estratégias de geração de leads (captação de potenciais clientes), com e-mail marketing, landing pages (página na internet criada para receber estrategicamente visitantes, a fim de fazê-los gerar uma determinada conversão), formulários, entre outros.
Para uma boa apresentação de vendas, sua empresa vai precisar de uma plataforma para videoconferência (como Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Cisco Webex Meetings etc.). Afinal, seu cliente, ou futuro cliente, precisa deste contato mais próximo. Boas vendas!
Links úteis:
Vídeo Sebrae – Gestão de Vendas
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/galeriavideo/gestao-de-vendas,d4ba18bd7b847510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Caderno de Ferramentas
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/caderno-de-ferramentas-planejamento,ebae91c79e5e5510VgnVCM1000004c00210aRCRD
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