Todo mundo gosta de ser bem atendido, onde quer que vá, certo? Em um hotel ou restaurante, na farmácia, no mercado, em uma clínica médica, na escola dos filhos, no posto de combustível, não importa o local: o bom atendimento faz toda a diferença. E essa necessidade se torna ainda maior quando você precisa solucionar um problema, esclarecer uma dúvida. Quem já passou pela situação, sabe bem o que isso significa!
Os empreendedores não devem direcionar esforços somente para conquistar novos consumidores, mas sim em fidelizar clientes que já possuem. O bom atendimento é um dos caminhos para consolidar essa estratégia.
Como caprichar no atendimento?
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, você precisa prezar pela excelência no seu atendimento, observando alguns aspectos:
- O seu produto ou serviço precisa ter excelente qualidade, bem acima da concorrência.
- Se você trabalha com e-commerce, seu processo de entrega não pode ter falhas: o cliente precisa receber o produto dentro da data prevista.
- Os canais de comunicação com o cliente devem ser bastante eficientes, fornecendo respostas rápidas e esclarecimentos objetivos.
Personalize seu atendimento
O seu cliente quer se sentir especial, e não somente um número na sua empresa. Sempre que possível, personalize esse contato.
Construa um banco de dados com informações dos clientes e mantenha-o atualizado. Assim, sempre que você for fazer contato com algum consumidor, terá dados reais para conduzir essa comunicação de forma individualizada.
Por exemplo: sabendo que um cliente tem por hábito comprar vinhos de determinada marca em sua loja, que tal ele ser gentilmente avisado, por um consultor, quando houver alguma promoção interessante, ou algum lançamento?
Integre seu sistema de atendimento
Procure investir em um sistema de atendimento que integre todos os canais de comunicação da empresa (chamado abordagem Omnichannel). Isso significa que, quando um cliente solicita atendimento via redes sociais e é direcionado para um e-mail, não vai precisar repetir seu relato do primeiro contato, pois o sistema terá guardado esse histórico, facilitando muito o processo.
Este sistema integrado otimiza atendimentos, melhora a eficiência e favorece o fluxo de comunicação entre sua empresa e seu público. Garante que todas as solicitações sejam respondidas, já que as notificações ficam todas centralizadas em um único local.
Por fim, ainda fornece um relatório, onde ficam registrados todos os atendimentos, permitindo monitorar resultados e, com base neles, definir sua estratégia de melhoria.
Defina seus melhores canais de atendimento
Você precisa identificar quais são os canais corretos para dialogar com o seu público-alvo.
Se você tem uma loja voltada ao público jovem, certamente o melhor caminho está nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens rápidas do smartphone.