Como fidelizar clientes?
Para fidelizar o seu cliente, não basta entregar um bom trabalho, no prazo, e a um preço justo. É preciso ser criativo para oferecer serviços e produtos de qualidade e melhores do que o mercado dispõe, estar sempre à frente, entender exatamente o que seu cliente precisa e surpreendê-lo com boas soluções.
A fidelização não acontece do dia para a noite. É um trabalho que demanda certo tempo e inclui, além da qualidade do que se oferece, uma estratégia capaz de construir um vínculo forte entre sua empresa e o cliente.
Confira algumas dicas:
1. Coloque-se no lugar do cliente: para verificar a qualidade do seu atendimento.
2. Procure focar nos clientes certos: direcionando as ações estratégicas de sua empresa para o público certo, será possível garantir um atendimento de qualidade. Invista em tratamento diferenciado, incluindo ações de relacionamento como newsletters exclusivas, cupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade. Vale antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado.
3. Conheça muito bem seu cliente: identificar seus interesses de compra, hábitos de consumo e momento ideal para oferecer um produto podem ser de grande valor para definir um bom relacionamento com os seus consumidores.
4. Seja relevante para seu cliente: o seu negócio deve ser visto pelos clientes como uma solução para a sua necessidade e, se você for capaz de entregar o que ele espera quando precisa, as chances de que ele se torne fiel à sua loja aumentam consideravelmente.
5. Marque presença: manter o contato com o cliente é fundamental no processo de fidelização e contribui para que ele não se esqueça de você. Ações simples, como lembrar a data do seu aniversário, por exemplo, são de grande valor.
6. Procure investir em inovação: seja na fabricação ou venda de produtos, ou na prestação de serviços, não importa! Busque sempre estar à frente da concorrência, oferecer diferencial e inovar.
7. Capacite sua equipe: seu time precisa estar sempre pronto para atender bem seus clientes. Você pode investir em treinamentos para que a equipe se capacite cada vez mais, por exemplo. Outra questão importante é estimular os colaboradores com premiações e benefícios pelo bom trabalho.
Desafios nos forçam a buscar caminhos
Momentos difíceis, como os que vivenciamos em função da pandemia de COVID-19, nos obrigam a pensar diferente, a buscar caminhos para superar dificuldades.
Quantos restaurantes e bares da sua cidade, por exemplo, nem imaginavam oferecer serviços de entrega, e hoje estão revendo sua logística para cumprir este desafio? Quantas lojas físicas começaram a oferecer vendas online? Quantos profissionais da área da Saúde começaram a realizar atendimento de telemedicina? Quantos psicólogos começaram a realizar terapia por videoconferência? Quantas escolas têm se reinventado para oferecer videoaulas aos seus alunos?
O ideal é adotar o espírito de inovação sempre: nos bons e nos maus momentos. Como empreendedor, procure questionar-se com frequência: o que posso fazer para melhorar meu produto ou serviço? O que seria realmente inovador no mercado em que atuo? Como minha empresa pode conquistar mais clientes e fidelizar definitivamente os que já possui?
Procure avançar sempre! Sucesso!
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.