Entre tantos desafios para os empreendedores, um dos principais é o de conquistar e fidelizar clientes, incrementando assim as suas vendas. Confira aqui algumas dicas!
Como atrair mais clientes?
- Ofereça descontos e promoções: os consumidores estão sempre em busca do menor preço e dispostos a fazer bons negócios. Ações desse tipo atraem as pessoas e dão um incentivo para que mudem seus hábitos de consumo.
- Lembre-se: um cliente puxa outro: um cliente satisfeito pode indicar seus serviços para outros, abrindo excelentes oportunidades para sua empresa! Capriche, portanto, no atendimento! Fidelize suas clientes, mantenha-se próximo (sem exagerar), envie e-mails de avaliação para garantir que estejam realmente satisfeitos com a experiência de compra.
- Resgate clientes antigos: acione sua base de dados e procure os clientes que estão afastados das compras há mais tempo. Crie um cronograma para contatá-los regularmente.
- Capriche no networking: cuide muito bem da sua rede de contatos e marque presença em eventos, encontros, palestras etc. As redes sociais podem ajudar muito na tarefa de localizar ex-colegas de trabalho, de faculdade etc. Experimente!
- Invista nos canais de comunicação: ações voltadas ao Marketing Digital ajudam a garantir bom posicionamento da sua empresa nas redes sociais. Seu site deve estar sempre atualizado, oferecer fácil navegação (também nos dispositivos móveis), com layout que desperte a atenção dos consumidores.
Divulgação, com inovação!
Para aumentar as vendas, conquistar e fidelizar clientes, a divulgação é fundamental, e quanto mais inovadora, melhor! A seguir, três caminhos para você:
1. Marque presença na Internet de forma efetiva
- exponha o seu produto ou serviço com fotos bem feitas e imagens próximas do real;
- procure interagir com os seus clientes;
- invista um pouco do seu tempo para se capacitar e atuar de forma profissional na internet, o que pode aumentar as chances de ganhos para o seu negócio.
2. Considere a possibilidade de fazer parte de marketplaces
Durante a pandemia, as plataformas de marketplace se tornaram boa alternativa para os pequenos negócios. Entre os benefícios, está a possibilidade de ter acesso a uma estrutura que permite a gestão simplificada das vendas de forma digital: o empresário não precisa arcar com as despesas relativas à divulgação, marketing, custos dos meios de pagamento, entre outros.
3. Aplique o omnichannel no seu negócio
O omnichannel, ou multicanal, é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, integrando lojas físicas e virtuais.
Com o consumidor atual cada vez mais conectado e bem informado, é preciso oferecer diferentes opções de canais de atendimento para que ele permaneça adquirindo do seu negócio.
Mesmo que você tenha um atendimento presencial, ofereça também um atendimento digital, por delivery, aplicativos ou nas redes sociais pelo WhatsApp, por exemplo. Entenda que ficará a critério do cliente a decisão de qual canal ele vai definir para interagir com seu negócio.
Limitação de Responsabilidade
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