Saiba como implementar a cultura de inovação na sua empresa
Para manter sua empresa competitiva no mercado, é preciso acompanhar o cenário, ajustar-se às tendências e inovar!
A principal característica da inovação é a capacidade de gerar resultados para o negócio e trazer valor para o cliente, seja pelo aumento de vendas, redução de custos, maior eficiência produtiva ou crescimento do número de clientes, entre outros.
O grande desafio para as empresas, no entanto, é tornar a inovação um elemento permanente e presente em todas as estratégias do negócio, desde a organização de processos, até a concepção e entrega de produtos ou serviços, o que chamamos de cultura de inovação. Saiba como implementá-la na sua empresa!
Conte com líderes inovadores
Uma cultura organizacional de inovação precisa, primeiro, de líderes que defendam e propagem essa ideia, rompendo a resistência às mudanças e conscientizando seu time.
É papel do líder promover um espaço de troca, onde todos se sintam livres para expor suas ideias. A cultura de inovação faz com que o profissional avalie o cenário e busque novas soluções para problemas antigos ou corriqueiros.
Envolva sua equipe
Incentive seus funcionários a descobrirem novas formas de realizarem suas tarefas, e dê espaço para sugestões. Mostre interesse e disposição para ouvir o que eles têm a dizer.
A inovação não está presente apenas no desenvolvimento de novos produtos. Ela deve ter espaço nas atividades de todos os departamentos, grupos de trabalho e equipes. Dessa forma, sua empresa ganha muito, seja no atendimento ao cliente ou na satisfação dos seus colaboradores, que trabalham muito mais motivados.
Estimule a criatividade
Apesar de estarem bastante relacionadas, criatividade e inovação não são a mesma coisa. A criatividade se refere à capacidade de criar coisas novas, de gerar novas ideias a partir do que já é conhecido, uma habilidade que pode ser desenvolvida e estimulada. Já a inovação é o processo para transformar as ideias em realidade.
Valorize a diversidade na sua empresa
Pessoas de perfis diferentes, conhecimentos e experiências diversas podem compor uma equipe muito mais forte, e capaz de descobrir caminhos bastante interessantes na inovação.
Invista em capacitação
É preciso oferecer os meios para que as pessoas desenvolvam suas habilidades, tenham contato com o mercado e assim, consigam ter novas ideias. A capacitação estimula o pensamento crítico e o coloca em contato com novas tecnologias e ferramentas.
Acompanhe as tendências de mercado
Como empreendedor, você deve ficar sempre atento ao que acontece à sua volta. Este hábito abre realmente seus horizontes e, de repente, surge uma ideia ou solução que pode oferecer uma visão totalmente nova para o seu negócio. Permita-se olhar para sua empresa, muitas vezes, como se estivesse fora dela.
Essa estratégia tira você dos problemas cotidianos e preocupações, libertando-o para um olhar muito mais leve, criativo e estratégico. Experimente!
Links úteis:
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
https://sebraemg.com.br/inovacao/
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.