Grande parte dos empreendimentos depende da venda (de produtos ou serviços) para garantir bons resultados. Nos bons momentos, ou nos períodos desafiadores de crise, como o atual, é necessário desenvolver algumas estratégias para vender bem. Você, empreendedor, tem pensado neste assunto? Está dando os primeiros passos na sua empresa? Confira aqui algumas dicas:
1. Procure definir o perfil do seu cliente
Antes de começar qualquer venda, é necessário estabelecer quem será seu cliente. Defina bem o perfil que você pretende atingir. Quanto mais detalhada essa sua análise, melhor, para que possa estabelecer uma boa estratégia para alcançar e conquistar o seu público-alvo.
2. Crie um processo de vendas na sua empresa
Trabalhando sozinho ou contando com uma equipe, criar um processo de vendas significa alinhar alguns aspectos, entre eles:
- Como divulgar seu produto
- Definir a abordagem inicial com o cliente.
- Estipular como apresentar/demonstrar o produto.
- Definir formato da proposta e como deve ser enviada/entregue.
- Planejar como monitorar todo o processo.
- Estabelecer regras para fechamento do negócio.
- Definir um padrão de contrato.
- Observar condições de pagamento etc.
3. Compreender a necessidade do cliente
Vender bem não significa “empurrar” todo tipo de produto e serviço ao cliente. Ao contrário! É preciso ser assertivo, compreender a necessidade do seu consumidor, para oferecer soluções, oportunidades, diferenciais que se tornem irrecusáveis.
Por isso, é tão importante conhecer o comportamento do cliente, suas preferências, hábitos, dores, necessidades. Pense muito nisso!
4. Envolva sua equipe
Envolva seu time nesse processo de vendas, que começa na divulgação da sua empresa, no atendimento pelos diferentes canais e até mesmo na forma como seus funcionários se referem à sua marca.
Motive sua equipe a dar ideias, invista em capacitação para boa comunicação, atendimento e vendas.
5. Mostre-se próximo do seu cliente
Não espere receber uma reclamação, ou um novo pedido, para entrar em contato com seu cliente. Estabeleça uma estratégia de comunicação para divulgar produtos, mostrar atenção com seu público, seja por mensagens de aniversário, promoções ou conteúdo útil e relevante para seu cliente.
6. Sua empresa deve ser flexível
Mostre ao seu cliente o quanto ele é importante e como sua empresa está sempre disposta a atendê-lo, sendo flexível sempre que necessário, seja na forma de entregar produtos, negociar condições de pagamento e prazos, por exemplo.
7. Invista em divulgação
Reforce a divulgação dos seus produtos e serviços em seus canais online. Marque presença nas redes sociais, capriche no layout do seu site (corporativo e de vendas).
8. Faça da inovação sua maior aliada
Além de rever seu portfólio de produtos/serviços, crie o hábito de monitorar as novas necessidades dos seus clientes, pois elas criam oportunidades de inovação para os seus negócios.
Não fique focado em ações defensivas, procure sempre buscar formas de inovar e oferecer diferencial ao seu público.