Como montar um bom time de vendas?
Quando sua empresa começa a crescer, você sente a necessidade de contar com o trabalho de uma equipe motivada a avançar nessa trajetória de sucesso. É o caso do time de vendas, fundamental para expandir seus negócios.
Como empreendedor, você precisa aprender a prever e planejar suas vendas, gerir oportunidades com a gestão do ciclo de vendas, além de construir e administrar um pipeline (funil) de vendas.
Além disso, é necessário saber como recrutar, capacitar e desenvolver uma equipe de vendas, definir objetivos e metas, conduzir reuniões de acompanhamento e controle da equipe de vendas.
Quando um empreendedor começa um negócio, é comum que ele acumule muitas tarefas. Geralmente a empresa é aberta com uma equipe pequena, e as contratações acontecem aos poucos, conforme o trabalho e a receita aumentam.
Envolvimento do empreendedor
O empreendedor precisa se envolver na construção dessa equipe. Ele não pode simplesmente trazer uma pessoa de fora para cuidar da área de vendas e se distanciar das atividades a serem realizadas.
Para escolher bem sua equipe, é necessário conhecer, com clareza, o momento da empresa e quais são suas metas, respondendo basicamente à questão: aonde sua empresa deve chegar?
Com essas informações bem definidas, é possível desenhar a estrutura (equipe) que você precisa ter agora, projetando sua expansão para daqui a cinco anos, por exemplo.
Depois disso, defina o perfil dos vendedores que você procura. O interessante é contratar uma pessoa que acompanhe o negócio, cresça junto com a empresa, que esteja alinhada com o estilo e com a cultura.
Aproveite muito bem a sua experiência e percepção na entrevista. Se, durante sua conversa com o candidato, identificar algo errado, investigue melhor. Observe se o profissional tem disposição e motivação necessárias para a vaga.
Equipe diversificada
Há gestores que preferem montar uma equipe diversificada, unindo diferentes perfis: profissionais com mais ou menos experiência, homens e mulheres de idades variadas, candidatos de perfil mais ou menos agressivo etc. Tudo depende do objetivo que você quer atingir.
Acompanhamento da equipe
Contratada a sua equipe, dedique a ela atenção, para atingir melhores resultados. É muito importante que o empreendedor possa garantir que o seu esforço tenha continuidade. Procure fazer com que as pessoas acompanhem você no seu trabalho com frequência.
Alinhamento e motivação
Para que o time esteja integrado, organize reuniões semanais para comunicar a agenda da empresa, indicando o que é realmente importante. Assim, todos saberão o que está acontecendo e poderão pensar em como ajudar.
Dê espaço para ideias e sugestões da sua equipe. Essa prática, além de motivar o grupo, estimula a criatividade e valoriza a inovação na empresa.
Competição x espírito de equipe
Muitas empresas estimulam a competição acirrada entre vendedores, em busca de melhores resultados (mais vendas). Nem sempre essa estratégia é positiva, pois pode criar um ambiente de animosidade, bastante prejudicial, principalmente nas empresas pequenas.
Cultive o espírito de equipe e de colaboração, propondo um ritmo de trabalho onde, com esforço, comprometimento e dedicação, há espaço para que todos cresçam.
Limitação de Responsabilidade
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