Protocolo: como conscientizar clientes em tempos de Covid?
Para atender seu público em tempos de pandemia, todo estabelecimento precisa oferecer a máxima segurança aos seus clientes, seguindo à risca o protocolo definido para cada segmento, incluindo o uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento entre as pessoas.
Teoricamente, o fato de um estabelecimento adotar uma postura bastante clara e preventiva deveria fazer com que seu público se sentisse mais seguro.
A questão é: como tratar os clientes mais teimosos ou mais resistentes a essas regras? O que fazer se o seu “freguês” mais antigo se recusar a entrar de máscara na sua padaria, por exemplo?
Prepare seus funcionários
O primeiro passo é conscientizar sua equipe quanto aos protocolos e a importância de segui-los.
O segundo é prepará-los no atendimento ao cliente, com todos os cuidados e distanciamento necessário, sem perder a atenção e a gentileza.
Por fim, eles precisam estar prontos para atender os clientes resistentes ao protocolo, agindo com a máxima paciência e educação, explicando com clareza as normas do estabelecimento e a preocupação com a segurança do seu público.
Disponibilize máscaras no seu estabelecimento
Ao perceber um cliente entrando sem máscara na sua loja, educadamente avise-o sobre a necessidade de usá-la. Caso se recuse, diga que você tem máscaras descartáveis disponíveis, e poderá lhe ceder uma, para que possa efetuar suas compras na loja com tranquilidade e segurança, seguindo todos os protocolos.
Pense em alternativas conciliadoras
A alternativa de permitir a entrada de um cliente sem máscara, somente para evitar desagradá-lo, deve ser desconsiderada. Afinal, assim você expõe seus funcionários e todos os seus clientes ao risco, e, ainda, descumpre a lei.
Pense em alternativas para atender este cliente mais resistente, sem que ele entre na loja, caso se recuse mesmo a utilizar máscara. No caso de um supermercado, por exemplo, sugira que ele faça a compra pelo site e receba os produtos em casa.
Pense, também, em um serviço de entrega, caso você tenha uma padaria ou açougue, fidelizando esse público. Você pode restringir a região de atendimento, para que não precise investir muito nessa logística.
Com o passar do tempo, é natural que as pessoas procurem se adaptar ao “novo normal” e voltem a realizar compras e outras tarefas. Até que a situação se resolva, com a população imunizada, é preciso se ajustar a essa realidade e priorizar, sempre, um atendimento seguro e de alta qualidade.
Links úteis:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.