Diante de situações críticas, o caminho é buscar alternativas para superar o momento, certo? Isso acontece também no mundo dos negócios, e tem sido notado com maior clareza desde o início da pandemia. A crise gerada pelo novo Coronavírus exigiu das empresas boa dose de resiliência e inovação. O termo “reinventar-se” passou a ser usado em todos os setores, não apenas em busca da sobrevivência das empresas, mas de garantir continuidade após a crise.
Você sabia que um em cada quatro donos de pequenos negócios implementou alguma inovação desde o início da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19)? Foi o que revelou a 8ª Edição da Pesquisa “Impactos da Covid-19 nos pequenos negócios” realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a FVG (Fundação Getúlio Vargas).
De acordo com a pesquisa, os empresários que desenvolveram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso na melhora do nível de faturamento. Enquanto os pequenos negócios inovadores registraram perda de 32% da receita, as empresas que não inovaram tiveram um percentual de perda maior (39%).
Como inovar?
Para manter sua empresa competitiva no mercado, é preciso acompanhar o cenário, ajustar-se às tendências e inovar!
Inovar não significa somente desenvolver e utilizar novas tecnologias, mas sim desenvolver a capacidade de pensar diferente, para buscar alternativas de ampliar sua empresa ou torná-la mais competitiva e rentável.
A principal característica da inovação é a capacidade de gerar resultados para o negócio e trazer valor para o cliente, seja pelo aumento de vendas, redução de custos, maior eficiência produtiva ou crescimento do número de clientes, entre outros.
Como implementar uma cultura inovadora
O grande desafio para as empresas é tornar a inovação presente em todas as estratégias do negócio, desde a organização de processos, até a concepção e entrega de produtos ou serviços, o que chamamos de cultura de inovação. Saiba como implementá-la na sua empresa!
- Conte com líderes inovadores: uma cultura organizacional de inovação precisa, primeiro, de líderes que defendam e propagem essa ideia.
- Envolva sua equipe: incentive seus funcionários a descobrirem novas formas de realizarem suas tarefas, e dê espaço para sugestões. Mostre interesse e disposição para ouvir o que eles têm a dizer.
- Valorize a diversidade na sua empresa: pessoas de perfis diferentes, conhecimentos e experiências diversas podem compor uma equipe muito mais forte, e capaz de descobrir caminhos bastante interessantes na inovação.
- Invista em capacitação: é preciso oferecer os meios para que as pessoas desenvolvam suas habilidades, tenham contato com o mercado e assim, consigam ter novas ideias.
- Acompanhe as tendências de mercado: como empreendedor, você deve ficar sempre atento ao que acontece à sua volta.
Links úteis:
Para acesso à integra da Pesquisa Sebrae-FGV
https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Resumo-executivo-8a-pesquisa-v2.pdf