Sete tendências para impulsionar o engajamento e o crescimento das marcas
Neste ano, a transformação digital avançou em ritmo acelerado, em todos os setores e em empresas de todos os portes, em função da necessidade de manter os negócios em atividade, mesmo durante o isolamento social.
É preciso atenção, no entanto, para que as constantes mudanças tecnológicas e a crescente dependência do digital não prejudiquem a conexão humana, analisando mais atentamente o comportamento e as necessidades dos consumidores. É o que diz o estudo da Deloitte “Global Marketing Trends 2021”.
Perto de encerrar 2020, as empresas passam pelo desafio de planejar o próximo ano, com os impactos e perspectivas trazidos pela crise. Para ajudar nessa missão, a Deloitte desenvolveu este estudo, construído a partir de duas frentes de pesquisa, para apontar as principais tendências potencializadas pela pandemia da Covid-19. Uma com os consumidores, para entender as mudanças em seus hábitos de consumo, e a outra, com mais de 400 executivos ao redor do mundo, a fim de compreender suas estratégias e expectativas.
A pesquisa reúne percepções em tempo real que refletem a evolução da visão dos consumidores sobre as marcas nos últimos meses. As sete tendências para o Marketing em 2021 apontadas pelo estudo são resultado de uma visão das necessidades dos consumidores. Confira:
Propósito: leva as companhias a um conhecimento profundo sobre por que elas existem e para quem estão direcionadas. Segundo o levantamento, as marcas que evidenciam e valorizam seu propósito estão sendo lembradas na pandemia. Na pesquisa, 79% dos respondentes indicaram uma empresa que respondeu de forma positiva para ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.
Agilidade: Este é o momento certo para os profissionais de marketing aproveitarem ferramentas digitais relevantes e criarem um roteiro organizacional para tornar o marketing ágil uma realidade. Além de perceberem as marcas que se adaptaram rapidamente às suas necessidades, 66% dos respondentes também concordam que a pandemia aumentou seu interesse por tecnologias bem desenvolvidas.
Experiência humana: apesar do avanço da digitalização, a conexão humana precisa ser potencializada. Segundo o estudo, as experiências virtuais diminuem o retorno já que a tecnologia não pode compensar completamente as interações interpessoais. Nesse sentido, a experiência humana será importante no próximo ano, fique atento!
Confiança: Para construir confiança em tempos turbulentos, as marcas devem olhar para o que as pessoas valorizam – ao invés de como elas são – garantindo que os seus compromissos estejam em sincronia com sua competência para entregar as necessidades dos consumidores.
Participação: Os profissionais de marketing podem se beneficiar e ficar à frente da concorrência elaborando uma estratégia de engajamento com base na participação ativa do cliente em seus diversos canais de relacionamento. Na pesquisa realizada com os executivos, 64% afirmaram ter mudado a maneira como suas organizações se engajam com os consumidores para melhor responder à pandemia.
Fusão: As organizações podem ajudar melhor os clientes que atendem, criando experiências inovadoras por meio de parcerias entre setores.
Talentos: À medida que o cenário de marketing passa por rápidas mudanças, os modelos de talentos devem evoluir ao mesmo tempo que a área se posiciona como um diferencial competitivo. Na pesquisa, quando os executivos foram questionados sobre as áreas de funcionamento mais importantes de suas empresas nos últimos dois anos, marketing & vendas foi apontada como a segunda mais relevante, perdendo apenas para digital & tecnologia.
Links úteis:
Acesso à pesquisa Deloitte (incluindo íntegra em inglês)
https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/strategy-operations/articles/global-marketing-trends.html
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