Tudo muda depressa e na área de Vendas não é diferente! Como empreendedor, é importante você ficar atento às tendências, acompanhando tudo o que acontece ao seu redor.
Para ajudar você nessa tarefa, confira aqui um mini-glossário de Vendas, com alguns dos termos mais usados por essa área tão dinâmica. Fique por dentro!
Aquisição: este termo se refere à primeira etapa do funil de marketing e está relacionado à atração de novos visitantes para conversão em leads. Através da aquisição, os leads podem ser conduzidos pelas etapas do funil, até chegarem à fase de fechamento.
Benchmarking: prática de comparar a performance de uma área específica, produtos, serviços, processos, métricas e práticas de gestão de empresas. Essa análise é feita utilizando referências de mercado.
B2B (“Business to Business”): é uma categoria de empresas que têm produtos e serviços voltados para outras empresas.
B2C (“Business to Customers”): companhias que têm seus serviços voltados diretamente para o consumidor final, sem intermediários.
B2G (“Business to Government”): empresas que vendem para o governo.
Budget: significa orçamento. Critério muito utilizado pelas equipes de marketing ou pré-vendas, para identificar se o lead tem verba para contratar seu produto ou serviço e, assim, avançar no funil.
Ciclo de Vendas: tempo médio que se leva para fechar uma venda.
Conversão: representa o momento em que um lead realiza uma ação esperada após uma interação realizada pelo marketing. A taxa de conversão é uma métrica importante para avaliar o engajamento dos visitantes.
CRM de Vendas: ferramentas online que auxiliam nas atividades de vendas da empresa, organizando as tarefas dos vendedores e o controle por parte dos gestores.
CTA (“Call to Action”): significa “chamada para ação”. É uma mensagem que pode ser transmitida através de uma imagem, botão ou link, com um convite atrativo para que o lead realize uma ação. Exemplo: “baixe o material aqui”.
Customer Success: área da empresa que busca garantir que o cliente tenha um retorno sobre seu investimento. Com isso, conquista-se a satisfação e, consequentemente, a retenção dos clientes, desenvolvendo promotores orgânicos para empresa.
Customer Experience: área responsável pelo desenvolvimento da percepção do consumidor durante seu relacionamento com a empresa, incluindo as etapas de pré-venda e pós-venda.
Follow-up: acompanhamento que o vendedor faz com cada negócio no funil de vendas.
Funil de vendas: determina quais são as etapas pelas quais o comprador em potencial deve passar, desde o momento da prospecção até o pós-venda.
KPIs (Key Performance Indicators): são os Indicadores-Chave de Performance, métricas definidas para serem acompanhadas no desenvolvimento dos projetos de execução, analisando o desempenho daquela ação.
Landing Page: página de cadastro que tem por objetivo obter dados do prospect, como nome, e-mail, telefone. Geralmente utilizada em materiais como eBook, infográficos etc. ou páginas de contato para solicitação de orçamento.
Lead: é um potencial cliente, que demonstrou algum interesse no produto ou serviço da empresa e deverá ser nutrido pelo marketing, ou pela área de vendas, até que esteja preparado para a compra.
Pipeline de Vendas: seu significado está ligado ao funil de vendas, representando assim, as etapas que o lead passa no processo de vendas até a conversão.
Pitch de vendas: conhecido como discurso de vendas, com a finalidade de justificar a decisão de compra do cliente.
Prospecção: estratégia de captação de clientes de forma ativa. O prospect é um usuário que demonstra interesse em solucionar um problema, entrando em contato com sua equipe, pesquisando seus produtos/serviços e consumindo o conteúdo da sua empresa.
ROI (Return on Investment): o Retorno do Investimento serve para calcular o ganho ou perda que uma empresa teve com um investimento em alguma ação.
Ticket médio: valor médio que os clientes gastam com seus produtos e serviços. Ele é calculado dividindo o total das vendas realizadas pelo número de clientes que fecharam negócio.