O que você prefere: contar com uma equipe de trabalho que pensa sempre igual, que tem um ritmo de trabalho parecido e encontra sempre as mesmas soluções e métodos para as atividades do dia a dia, ou um time bem misto, com profissionais de diferentes perfis e habilidades?
A segunda opção certamente deve lhe trazer melhores resultados. Com uma equipe diversificada, composta por profissionais que pensam diferente, com formações distintas e estilos próprios, você pode formar um time vencedor!
Mas, para que isso aconteça, sua postura é fundamental, não apenas dando espaço para a criatividade e inovação, mas motivando seus profissionais a realmente participarem, exporem suas ideias, sentindo-se parte da empresa.
De nada adianta você criar um “time dos sonhos”, se não permitir que eles mostrem seu talento “em quadra”! Pense muito nisso!
Confira alguns benefícios da diversificação
- Maior produtividade: pessoas com talentos complementares vão poder somar esforços, contribuindo uns com os outros, podendo atingir o resultado mais rapidamente.
- Incentivo à criatividade: as características diferentes refletem na forma de pensar e de resolver problemas. Os caminhos que cada pessoa encontra para chegar a um resultado são diversos, gerando soluções criativas para os desafios que surgem no dia-a-dia.
- Maior habilidade de negociação: quando os talentos são desafiados a exercitar a negociação em equipe, acabam sendo preparados para lidar melhor com clientes, fornecedores e parceiros.
- Valorização da imagem da empresa: ao mostrar que não está atrelada a preconceitos e que não discrimina o diferente, a empresa acaba fortalecendo sua reputação e conquistando a admiração de seus funcionários, que passam a trabalhar muito mais motivados.
Desafios da diversificação
Montar uma equipe é como juntar um quebra-cabeça: você vai trazendo profissionais com características que se complementem.
Cada pessoa tem suas características e particularidades. O desafio é tirar proveito dessas individualidades para o ganho coletivo, fazendo com que haja sintonia e união do grupo.
Esteja pronto para eventuais turbulências também! Formas de pensar diferentes às vezes podem gerar conflitos que precisam ser conciliados.
Respeito às diferenças
Com uma equipe diversificada e integrada, procure trabalhar, na cultura da empresa, os valores compartilhados pelos membros de uma equipe, diretrizes que guiam o comportamento, práticas e hábitos de seus participantes. Esse conjunto todo cria a personalidade da empresa, que será transmitida e vivida diariamente.
Nesta cultura, procure incluir, e valorizar, a diversidade no ambiente de trabalho, propagando, e assegurando, o respeito às diferenças. Uma dica é criar um código de conduta, que serve de guia para o modo de agir da equipe, estabelecendo nele uma cultura inclusiva e acolhedora.
Uma empresa que defende a diversidade em sua cultura organizacional acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos (pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros).
Essa pluralidade não significa dar prioridade para a seleção de alguns grupos de pessoas, mas sim levar em consideração a não distinção de ideias e culturas, respeitando as decisões de cada indivíduo.