As vendas diretas são um sistema de comercialização de produtos e serviços voltado aos consumidores, sem intermediários ou algum tipo de estabelecimento comercial. Também chamadas de “vendas porta a porta”, são vistas como alternativa de segunda fonte de renda, para quem já trabalha, ou como um ponto de partida, para quem quer empreender e trabalhar por conta própria.
Vendas diretas: como começar?
- estude o seu público-alvo: esta é, necessariamente, a primeira iniciativa que um pretendente às vendas diretas deve tomar;
- identifique uma empresa e produtos que você tenha alguma afinidade, que sejam úteis para o seu dia a dia ou que você tenha algum interesse;
- verifique se a empresa pertence à ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas);
- observe se os produtos oferecidos pela empresa são certificados;
- consulte outras pessoas que tenham alguma experiência com essa empresa e com os seus produtos;
- antes de comercializar os produtos, procure usá-los para testá-los e avaliá-los! Isso garante legitimidade ao seu negócio e lhe dará maior segurança para vendê-los;
- caso queira aumentar as suas opções de venda, procure empresas que poderão complementar o portfólio de produtos que você já representa. Ao fazer isso, será possível aumentar seu potencial de ganhos sem prejudicar o seu negócio principal;
- lembre-se: ninguém poderá exigir exclusividade de você, e é possível divulgar e vender produtos de mais de uma empresa;
- uma vez por semestre, faça uma pesquisa de mercado para saber se os preços dos seus produtos estão competitivos;
- caso você não tenha uma loja ou um centro de distribuição perto da sua casa, uma recomendação é combinar com os clientes que as entregas sejam concentradas num período do mês. Assim, os custos para que você busque ou receba os produtos na sua casa terão um menor impacto sobre o seu negócio. Lembre-se que, como qualquer negócio, é preciso controlar as despesas.
Pondere vantagens e desvantagens
Antes de tomar sua decisão, observe muito bem os pontos positivos e negativos, verificando se a opção de negócio atende aos seus objetivos, necessidades e perfil.
Vantagens:
- Horários flexíveis.
- Possibilidade de trabalhar meio período, ou de acordo com a sua disponibilidade.
- Chance de trabalhar em casa.
- Oportunidade de renda adicional.
- Independência.
- Desconto em produtos.
- Desenvolvimento da habilidade de vendas e socialização.
- Dependendo da empresa, possibilidade de prêmios, desenvolvimento profissional (treinamento) e diferentes incentivos.
- Baixo investimento inicial.
Desvantagens:
- Incerteza. Quem trabalha com catálogos e outros tipos de vendas diretas não tem renda fixa, porque depende de como suas vendas se movimentam.
- Necessidade de manter um estoque em casa.
- Relacionamento constante com pessoas.
- Possibilidade de rejeição: de atendimento, de mostrar produtos etc.
- Responsabilidade total pelo próprio sucesso.
- Necessidade de disciplina e organização.
- Comissão direta, sem benefícios assistenciais, sem segurança social.
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
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