- R$ 288 milhões para os consumidores, considerando, entre outros, a economia de tempo entre transações bancárias e no varejo, além de redução de crimes relacionados ao dinheiro em papel;
- R$ 1 bilhão para os estabelecimentos comerciais, incluindo, entre outros, economia de tempo durante o processamento de pagamentos, aumento de receita por vendas decorrentes de uma maior base de clientes, tanto nas lojas físicas quanto no ambiente online;
- E, por fim, R$ 957 milhões para o governo, entre outros, com o aumento das receitas fiscais, do crescimento econômico, redução de custos operacionais.
Além disso, o mesmo estudo prevê que, até 2032, os impactos estimados a longo prazo em Belém resultantes de alguns benefícios diretos seriam o incremento adicional de 1% em empregos, decorrentes da intensificação da atividade econômica, 1,2% de aumento extra nos salários e um crescimento de 0,47% no PIB, além do que seria esperado, gerados pela eficiência com o uso de pagamentos digitais, resultando em um aumento adicional de 0,8% em produtividade.
“Belém foi escolhida por ser um importante centro regional de desenvolvimento, com forte interesse em inovação, tecnologia e empreendedorismo. Enxergamos um grande potencial no município e queremos, por meio do Cidades do Futuro, levar à população de Belém, aos estabelecimentos comerciais e ao governo, mais segurança, educação financeira, inovação e, com isso, mais qualidade de vida”, conta Eduardo Barreto, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil.
Com o Programa Cidades do Futuro, Visa e parceiros irão promover uma série de atividades em Belém, tais como:
- Hackathon, um evento em formato de competição para engajar o ecossistema de inovação, e que terá como objetivo buscar soluções para reduzir o dinheiro circulante em papel moeda na cidade;
- Inclusão de uma ONG da cidade ao programa Visa Causas - projeto no qual a Visa faz uma doação a cada pagamento realizado com cartão cadastrado para uma instituição ou causa que o portador escolher;
- Campanha educacional com clientes do Banco do Brasil e Bradesco, trazendo mensagens que reforçam os benefícios do pagamento eletrônico para a cidade, para a população e estabelecimentos comerciais;
- Ações para expandir emissão e aceitação de cartões na cidade promovidas por parceiros como Trigg, PagSeguro e Stone.
“Entramos em Belém com uma extensa campanha reforçando os benefícios do pagamento eletrônico e para apresentar o programa Cidades do Futuro. Isso é só o começo. Ao longo dos próximos meses iremos apresentar novas ações nas cidades. Estamos muito atentos à importância de deixar um legado para a população e, por isso, esperamos investir tanto em educação como em projetos que desenvolvam os pagamentos eletrônicos nos transportes públicos e no cenário tecnológico da região”, completa Barreto.