A Credicard e o Movimento Black Money (MBM) - o Hub de inovação da comunidade negra - se uniram para lançar um cartão em apoio ao empreendedorismo negro. Fundado em 2017, o MBM promove a autonomia de pessoas negras através do empreendedorismo, da educação e da transformação digital. Uma de suas principais iniciativas é o Mercado Black Money, um marketplace do qual participam mais de 1000 lojistas negros, estimulando o consumo de produtos e serviços da comunidade negra para seu desenvolvimento econômico.
Segundo o estudo “Afroempreendedorismo Brasil”, realizado pelo Movimento Black Money, apesar da alta escolaridade entre as pessoas negras - 61,9% têm ensino superior -, apenas 15,8% possuem renda familiar superior a seis salários mínimos, colocando a necessidade financeira como principal motivo para a abertura de negócios – que majoritariamente micro ou de pequeno porte . 63,2% dos empreendedores pretos e pardos têm negócios com apenas um funcionário - eles mesmos. E apenas 0,1% das empresas possuem mais de 51 funcionários.
Além do cartão, a parceria também gerou a inclusão de duas iniciativas do MBM na Loja de Benefícios de Credicard: o Mercado Black Money, um marketplace que permite a conexão entre empreendedores e consumidores antirracistas, e o projeto Impactando Vidas Pretas, iniciativa que atende famílias negras lideradas por mães solos e afroempreendedores, buscando auxiliar famílias desassistidas com transferência de renda e fomento a micro e pequenos negócios.
“Qual o nosso papel em uma sociedade repleta de desigualdades? Como fazer com que pequenas ações do nosso cotidiano impacte a vida de milhares de pessoas? É com esse propósito que o Credicard On MBM nasce, visto a necessidade de fazer o antirracismo parte da nossa rotina. Com ele, vamos entregar ao cliente Credicard a oportunidade de aproveitar os serviços do cartão ao mesmo tempo em que contribui para uma causa que muda vidas. Essa parceria chega para fazer a diferença, mostrando que a mudança pode partir de todos nós”, afirma Nina Silva, fundadora e CEO do MBM.