As drogarias e farmácias no Brasil, já há algum tempo, deixaram de ser apenas estabelecimentos que comercializam medicamentos e vêm expandindo sua atuação para a venda de produtos relacionados à saúde, à beleza e ao bem-estar. Diante dessa evolução do setor e, principalmente, desde o início da pandemia no Brasil, observa-se um crescimento representativo nas vendas. Dados da Visa Consulting Analytics (VCA), consultoria da Visa, indicam aumento de cerca de 40% no número de transações com credenciais Visa realizadas em farmácias entre 2021 e 2020 no Brasil. As compras online, neste mesmo período, representaram crescimento de 19%.
O processo de diversificação do setor que com a digitalização trouxe cada vez mais facilidades ao comércio e, claro, a maior demanda gerada pelas preocupações com a pandemia são fatores que sustentam esse crescimento de vendas. Ao observar isoladamente o aumento das transações Visa em farmácias por estados brasileiros, no intervalo analisado, destacaram-se localidades como Rio Grande do Sul com crescimento médio de 60%; Goiás e Alagoas com cerca de 50%; Piauí e Pará em torno de 45% e Amapá com 40%.
No ambiente online, as vendas também performaram acima da média nacional de 19% (em número de transações) nos estados do Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Sergipe e Santa Catarina.