Cybersource completa 10 anos com a Visa e comemora crescimento acelerado no Brasil
Junto com a Visa, oferece solução que agrega mais segurança às transações via PIX
Buscando acelerar seu crescimento e avançar em diferentes tipos de segmento de mercado, principalmente com o varejo digital e com a nova economia, a Cybersource, empresa da Visa, passou por várias evoluções nesses últimos anos e tem oferecido serviços digitais baseados em nuvem para pagamentos eletrônicos, além de soluções inovadoras conforme às necessidades brasileiras. Tudo para garantir mais segurança e cada vez menos fricção nas transações digitais – cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e empreendedor do país. A empresa mais que dobrou seus clientes entre 2017 e 2019 e, mesmo com a pandemia, só neste primeiro semestre de 2020, registrou crescimento de vendas de quase 47% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
As compras no mundo virtual vieram para ficar – sejam por apps, e-commerces ou assinaturas de serviços, e deverão seguir em um movimento crescente mesmo no pós-pandemia. “O volume de pagamentos digitais realizados com cartões Visa, quando comparados os meses de janeiro e junho de 2020, aumentou 11% no e-commerce, crescendo também o ticket médio dessas transações em 12%. Ou seja, mais pessoas passaram a comprar no mundo online e aumentaram o valor gasto em suas compras nesse período. E essa é uma tendência. Por isso, precisamos seguir nessa toada, garantindo a proteção e melhor experiência de compra e venda online”, explica Fernando Pantaleão, vice-presidente de Vendas e Soluções para o Comércio da Visa do Brasil.
Em seu plano de aceleração de crescimento, criado em 2017 e focado nos cinco anos seguintes, a empresa redesenhou toda sua organização, reviu seus canais de distribuição, fortaleceu parceiros e, principalmente, adaptou-se de acordo com as particularidades brasileiras, como boleto, pagamento parcelado e dos cartões múltiplos com débito e crédito juntos.
“A Cybersource hoje comemora seu crescimento em termos de soluções oferecidas, segmentos atendidos e alcance de mercado. Através de integrações com plataformas e demais parceiros, conseguimos ter uma grande capilaridade e oferecer nossas soluções a uma variedade de clientes. E quanto mais se intensificam as transações digitais, mais imprescindíveis se tornam esses serviços”, completa Pantaleão.
Um dos grandes responsáveis pelo crescimento da empresa foi o Decision Manager – o maior radar de detecção de fraudes do mundo, que utiliza 260 variáveis para analisar cada transação de e-commerce, analisando qualquer operação realizada com cartões no mundo online. Aliado à ele, o protocolo de autenticação 3DS 2.0 trouxe 10 vezes mais dados sobre a transação de pagamento online para que a tomada de decisão do emissor fosse mais assertiva, permitindo a entrada com segurança do cartão de débito online no e-commerce. Ambas as soluções têm contribuído para o aumento de conversão de vendas e para uma melhor experiência de compra para o consumidor.
Em 2019, as transações tokenizadas triplicaram no Brasil graças ao apoio da indústria para aumentar a adoção da tecnologia nos estabelecimentos comerciais online. No ano passado, essa foi uma das grandes apostas da Cybersource, com a implementação do Token Management Service, que trouxe uma série de benefícios, como uma camada extra de segurança fim a fim e a atualização automática das credenciais de pagamento e a criação de novas experiências de comércio online, gerando mais engajamento dos consumidores digitais.
A solução tornou possível armazenar de maneira segura os dados do consumidor como nome, endereço de cobrança e entrega e dados de pagamento. No caso dos pagamentos recorrentes, toda vez que o cartão do portador expirar, graças ao Token Management Service, a atualização do novo cartão acontece automaticamente. A ferramenta será um grande avanço para os pagamentos digitais nos próximos anos, com a chegada da internet das coisas e das transferências instantâneas.
Junto a isso, outras soluções que a Cybersource oferece, como o Gateway de Pagamento, têm facilitado desde então o "go to market" de muitas empresas, entregando uma experiência diferenciada de pagamento digital, ajudando a chegada de novos players, como credenciadores, fintechs, marketplaces e facilitadores de pagamento.
Visa, Cybersource e mais segurança para as transações via PIX
Mais recentemente, pensando em ajudar na proteção contra possíveis fraudes usando o sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, o PIX, a Cybersource, empresa da Visa, aperfeiçoou o Decision Manager, um dos maiores radares de detecção de fraudes do mundo, que utiliza 260 variáveis para analisar cada transação, para atuar junto com os estabelecimentos comerciais na segurança dos pagamentos realizados.
O Decision Manager estará integrado ao sistema das credenciadores e poderá analisar as transações em tempo real para proteger os estabelecimentos comerciais e consumidores contra fraudes, incluindo uma modalidade de golpe muito comum no Brasil, o roubo de identidade. Tradicionalmente, a solução analisa por meio da inteligência artificial e machine learning o comportamento dos usuários e os dados das transações, enviando um score de risco para os participantes seguirem ou não com aquela compra – tudo isso em questão de segundos. A ferramenta anti-fraude poderá ser usada nas transações com PIX, no cadastro e na portabilidade das chaves.
Assuntos relacionados
Você também pode se interessar por: