Criptomoedas e outras moedas digitais estão se tornando parte da consciência popular e têm tudo para crescer, especialmente nos mercados emergentes – o que, muito possível, terá amplas implicações nos pagamentos, nas finanças e no comércio. O novo estudo global da Visa intitulado “The Crypto Phenomenon: Consumer Attitudes & Usage” (O fenômeno cripto: atitudes e usos do consumidor, em tradução livre), realizado em parceria com a LRW, revela que praticamente quase todos os brasileiros pesquisados (97%) conhecem as criptomoedas e que cerca de um terço dos pesquisados estão diretamente engajados com as mesmas, seja como meio de investimento (proprietários passivos) ou para fazer transações comerciais e enviar/receber dinheiro (proprietários ativos). O estudo também concluiu que há quase duas vezes mais proprietários ativos do que passivos, e que os dois grupos são compostos principalmente por homens da geração millennial.
Embora a adoção de criptomoedas ainda esteja nos estágios iniciais, ela é significativa e está em franco crescimento no Brasil. Os resultados mostram que, de todos os países que participaram da pesquisa, o Brasil é o mercado mais preparado para crescer, contando com o maior percentual de adultos curiosos (29%), ou seja, indivíduos que veem as criptomoedas com bons olhos e estão prestes a entrar nesse mercado. Além disso, os consumidores engajados estão altamente interessados em comprar ainda mais criptomoedas para fins de investimento nos próximos 12 meses e acreditam que elas serão amplamente usadas para comprar produtos e enviar dinheiro nos próximos 5 a 10 anos.
“Esses resultados sugerem que as criptomoedas estão deixando de ser um ativo de nicho voltado a uma pequena comunidade de investidores e chegando ao mercado geral, ficando cada vez mais acessível ao público e a novos adotantes no Brasil”, afirma Romina Seltzer, head de Soluções para a Visa América Latina e Caribe. “As criptomoedas representam uma mudança tecnológica no que tange à movimentação de dinheiro e à propriedade de ativos digitais. Conforme os consumidores forem mudando sua forma de investir, escolhendo seu banco e vendo o futuro do dinheiro de novas formas, todas as instituições financeiras precisarão ter uma estratégia para criptomoedas.
Apresentamos uma novidade da Visa: Crypto Advisory Services
A pesquisa é divulgada no momento em que a Visa anuncia o lançamento de uma nova prática chamada Global Crypto Advisory Practice, oferecida por Visa Consulting & Analytics (VCA) para ajudar parceiros e clientes do Brasil e do mundo a navegarem melhor nessa nova era de movimentação de dinheiro. Por meio de um trabalho com mais de 60 plataformas de criptomoedas, a rede global de consultores e especialistas em produtos da Visa reúne conhecimentos profundos que ajudarão as instituições financeiras a avaliar a oportunidade cripto, desenvolver estratégias concretas e testar novas experiências de usuário e inovações, como programas de recompensas em criptomoedas e carteiras de CBDC integradas para consumidores.
“Vimos uma mudança significativa na mentalidade dos nossos clientes no último ano – se antes havia um desejo de explorar e testar as criptomoedas, hoje se quer criar uma estratégia e um roadmap de produto”, comenta Carl Rutstein, head global da Visa Consulting & Analytics.