Conclusões do Visa Digital Score, modelo estatístico desenvolvido pela Visa Consulting Analytics para analisar as tendências e os impactos das transações online, revelam que 40% dos portadores de cartão Visa na América Latina e no Caribe usam pagamentos digitais em suas compras de e-commerce ou em aplicativos. Dentro desse grupo, 5% de todos os consumidores que usam suas credenciais Visa para fazer compras online na região se enquadram no perfil High Digital: 23% são usuários Medium Digital e 72% são Light Digital.
O Visa Digital Score analisa o comércio digital, definido como transações são conduzidas em aplicativos e lojas online, por meio de dados transacionais da rede de pagamentos da Visa, a VisaNet. O modelo estatístico considera diversas variáveis, como frequência de uso, montantes gastos e evolução do consumo digital ao longo do tempo; além disso, monitora as mudanças no consumo e as tendências de pagamento.
O estudo categorizou os “compradores digitais”, ou seja, consumidores que fazem transações no comércio digital em três níveis: os compradores digitais com perfil Light Digital, que fazem compras online e em aplicativos esporadicamente (média de até quatro vezes por mês); os Medium Digital, que compram em média mais de quatro vezes por mês no comércio digital e usam esses canais para suas compras do dia a dia, mas ainda fazem mais transações em lojas físicas e, por fim, os High Digital, aqueles que compram predominantemente no comércio digital.
“O Visa Digital Score oferece insights interessantes sobre a maneira como as pessoas compram e a evolução do seu comportamento no comércio digital. Ao avaliarmos as tendências na região e, em cada país, vemos que os padrões de consumo dos compradores digitais são dinâmicos e há uma tendência em direção aos perfis High Digital. Isso reforça a necessidade de estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e fintechs priorizarem o desenvolvimento de ofertas e experiências de consumo que capturem as oportunidades resultantes dessa migração para o comércio digital”, diz Javier Vazquez, diretor regional da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e Caribe.
O Visa Digital Score destacou insights a respeito do comportamento dos consumidores de alguns países da América Latina e do Caribe ao comprarem online e via aplicativos, entre os quais:
¹A análise conduzida pela Visa Consulting & Analytics no Visa Digital Score considerou dados de transações realizadas na rede da Visa de outubro a dezembro de 2020 nos seguintes mercados da América Latina e do Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Paraguai, Peru e Uruguai.