No momento, cerca de 50 milhões de artistas, músicos e criadores de todos os tipos obtêm parte ou a totalidade de sua renda publicando conteúdo. Com um mercado estimado em mais de US$ 100 bilhões, a economia do criador é uma das categorias de pequena empresa que mais cresce .Para apoiar esse crescimento, a Visa está lançando o Visa Creator Program, uma iniciativa que busca ajudar artistas, músicos, designers de moda e cineastas digital-first a acelerarem seu pequeno negócio por meio de tokens não-fungíveis (NFTs). Cada ciclo do programa apoiará um grupo selecionado de empreendedores interessados em entender melhor a tecnologia e as plataformas que respaldam o comércio NFT.
NFTs podem estabelecer a propriedade e a autenticidade de imagens, vídeos, músicas e outros produtos e mídias digitais; portanto, podem ajudar os criadores a gerar receita e expandir seu negócio.
“Os NFTs têm tudo para se tornar um forte acelerador para a economia do criador”, afirma Cuy Sheffield, chefe da área de criptomoedas da Visa. “Estamos estudando o ecossistema NFT e seus possíveis impactos no futuro do comércio, do varejo e da mídia social. O Visa Creator Program nos permitirá ajudar essa nova geração de micro e pequenas empresas a explorar novas mídias para o comércio digital.”
Comunidade, mentoria e acesso para artistas emergentes
O Visa Creator Program é voltado para empreendedores que trabalham com arte, música, moda e cinema e estão decididos a incorporar os NFTs em seu modelo de negócio, não importa se acabaram de criar seu primeiro NFT ou se já têm alguns lançamentos de sucesso.
“Quando comecei minha carreira neste novo mundo dos NFTs, tive o apoio de uma comunidade de especialistas e defensores do token não-fungível”, conta Micah Johnson, ex-atleta profissional, criador de Aku e um dos primeiros participantes a trabalhar com o Visa Creator Program. “Estou animado para trabalhar com a Visa e oferecer esse mesmo tipo de mentoria a artistas emergentes que estão iniciando sua jornada com o NFT.”
Um grupo de criadores será selecionado para participar de um programa criado para ajudá-los a desenvolver e ganhar ainda mais proficiência no comércio de criptomoedas e em pagamentos tradicionais. O programa busca apoiar os criadores em cinco áreas principais: