O Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), em parceria com a Fundação Visa, abre hoje as inscrições para o ‘Elas Digitalizam’, um programa elaborado para apoiar negócios liderados por mulheres a criar sua estratégia digital, aumentando assim a renda dessas mulheres.
A metodologia é dividida em três fases onde na primeira a mulher participará de capacitação, na segunda receberá mentorias e a terceira contará com um processo de aceleração, que combina mentoria e outras atividades para ajudar no crescimento mais rápido dos negócios. Esta fase é muito importante porque prevê a entrada de investimentos (capital semente) que permitirão que o projeto aconteça e seja multiplicado. As inscrições estão abertas até 30 de setembro de 2022, por meio do link: https://elasdigitalizam.myedools.com/.
O Brasil é um dos países com maior número de mulheres empresárias no mundo: 24 milhões de mulheres, o equivalente a 36,5% da população feminina, conforme relatado pelo Global Entrepreneurship Monitor 2017. No entanto, essas mulheres enfrentam diversas dificuldades no planejamento e na gestão de seus negócios. Na pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios - 2020, realizada pelo IRME, os principais desafios relatados por elas foram: marketing (46%), vendas (41%), gestão do tempo (40%) e financeiro gestão (37%).
Desde o início da pandemia da Covid-19, os desafios enfrentados pelas mulheres empresárias se intensificaram. Como resultado das medidas necessárias como distanciamento social, 67% deles tiveram que encerrar suas atividades comerciais ou mudar a forma de trabalhar, 65% tiveram redução no faturamento e 70% ainda têm faturamento 30% inferior ao período pré-pandêmico. Entre as medidas por eles adotadas para lidar com os impactos da pandemia nos seus negócios, a principal foi a digitalização (70%), como forma de publicitar e comercializar os seus produtos, nomeadamente através das redes sociais e aplicações de mensagens.