Visa usa Inteligência Artificial para impedir fraudes de aproximadamente US$ 25 bilhões
A Visa Inc. (NYSE: V) anunciou hoje uma nova análise mostrando que o uso de inteligência artificial (IA) na Visa Advanced Authorization (VAA) ajudou os emissores a evitar a perda de um total anual estimado em US$ 25 bilhões com fraude, como parte da missão da empresa de conectar o mundo por meio da rede de pagamentos digitais mais inovadora, confiável e segura. A VAA é uma ferramenta de gerenciamento de risco completa que monitora e avalia em tempo real as autorizações das transações que passam pela VisaNet, rede global de pagamento da Visa, ajudando o emissor a identificar e a responder prontamente aos padrões e tendências de fraude emergentes. A Visa processou mais de 127 bilhões de transações entre estabelecimentos comerciais e instituições financeiras na VisaNet no ano passado, utilizando IA para analisar 100% das transações – cada uma, em cerca de um milissegundo – para que as instituições financeiras pudessem aprovar compras legítimas e identificar e barrar transações fraudulentas rapidamente.
“Um dos maiores desafios da indústria de pagamento é separar as transações legítimas dos portadores de cartão das ilegítimas, empreendidas por fraudadores, sem adicionar atrito ao processo”, disse Jack Forestell, diretor de produtos da Visa. “A Visa foi a primeira rede de pagamento a utilizar IA baseada em redes neurais, em 1993, para analisar o risco das transações em tempo real, o que teve impacto imediato na fraude. Ao equilibrarmos expertise humana e inovação tecnológica, vamos evoluindo nossas capacidades à medida que novos desenvolvimentos em IA expandem os limites do que é possível.”
Segundo os emissores, o atrito no processo de pagamento pode levar ao abandono de um cartão de pagamento. Um estudo da Javelin revelou que transações incorretamente recusadas levaram mais da metade dos pesquisados (51%) a usar um cartão de pagamento secundário para efetivar a compra no mesmo estabelecimento comercial, o que pode fazer com que um cartão concorrente se torne a primeira opção do consumidor. Entretanto, a eliminação do atrito não pode prejudicar a identificação e a prevenção da fraude. Na pesquisa da National Retail Federation e da Forrester, 55% dos varejistas pesquisados disseram que a fraude é seu maior desafio na área de pagamento.
A ferramenta Visa Advanced Authorization é uma camada de prevenção de fraude que ajuda a reduzir o risco e as fraudes. Mais de 8.000 emissores, de 129 países, usam a VAA.
Barrando fraudes quase que na velocidade da luz
A Visa foi pioneira no uso de redes neurais desenvolvidas com base no cérebro humano para alimentar a plataforma de IA da empresa e identificar possíveis fraudes. Isso gera insights mais rápidos e profundos, através de correlações antes desconhecidas. Disponibilizada por meio da ferramenta Visa Advanced Authorization, a tecnologia oferece os seguintes benefícios a varejistas e instituições financeiras:
• Uso de modelos de Aprendizado Automático para analisar cada transação em tempo real em busca de indicativos de fraude – avaliando as atividades, padrões e mais de 500 atributos de risco – tudo isso, em cerca de um milissegundo.
• Pontuação de risco, compartilhada pela Visa com a instituição financeira do portador da conta, por meio da qual a instituição decide se aprova ou recusa a transação ou se a sinaliza para um acompanhamento com o portador.
• Habilidade de identificar transações legítimas, inclusive as realizadas por um comprador novo ou pouco frequente, reduzindo a probabilidade de recusas desnecessárias.
• Autorização em tempo real, usando análises preditivas integradas e globais para identificar e prevenir fraudes.
A Visa vem mantendo os índices mundiais de fraude em níveis historicamente baixos – menos de 0,1% – por meio de uma estratégia de múltiplas camadas que inclui investir em inteligência humana e tecnologias como IA; empoderar consumidores e clientes com ferramentas, recursos e controles de gerenciamento de risco; e estabelecer processos de governança para contribuir com a agilidade de empresas e autoridades reguladoras.
“Os consumidores apontaram a Visa como a empresa de serviços financeiros ou pagamentos mais confiável do universo de redes de pagamento o que, em nossa opinião, se deve à atuação implacável da Visa para eliminar fraudes e proteger o ecossistema de pagamento”, disse Forestell.
Outras soluções de risco com IA
A Visa promove a segurança todos os dias para proteger o ecossistema de pagamento, oferecendo um portfólio de produtos e serviços de gerenciamento de risco que ajuda consumidores, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras a prevenir fraudes. Isso inclui soluções como Visa Risk Manager (VRM), Visa Consumer Authentication Services (VCAS), CyberSource Decision Manager (DM) e várias outras. Para mais informações sobre o portfólio de soluções de gerenciamento de Risco da Visa, acesse Visa Security.
Recursos Adicionais
• Saiba mais sobre a segurança da Visa na Sala de Imprensa da Visa e no Blog da Visa
• Siga as atualizações de segurança da Visa no LinkedIn, Twitter e YouTube
i Período de 12 meses encerrado em 30 de abril de 2019
ii “Addressing the Threat of False Positive Declines” de Kyle Marchini e Al Pascual, Javelin, 17 de outubro de 2018
iii “The State of Retail Payments Report – Outlook for 2019” de Brendan Miller, analista principal, Forrester, novembro de 2018
iv Visa Global Fraud Data, Visa Inc., abril de 2019
v “Omnichannel and Branch Banking: Getting It Right” de Karen Augustine, gerente sênior, Primary Data Services, Mercator Advisory Group, março de 2018
Artigos recentes
Você também pode se interessar por: