O número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu desde o início da pandemia no Brasil . Novas empresas surgiram e muitas já nasceram oferecendo o pagamento digital aos seus clientes. Segundo o levantamento realizado pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, 40% dos MEIs disponibilizaram aos seus clientes o pagamento digital no seu primeiro ano, considerando o prazo decorrido entre a data de abertura do CNPJ na Receita Federal e a primeira transação com Visa. Nas médias e grandes empresas (MGEs) esse percentual aumenta, 61% delas já aceitavam transações com credenciais de pagamento em seu ano inaugural.
“Nos últimos dois anos, percebemos que os MEIs têm buscado com mais rapidez os pagamentos digitais, por entenderem os benefícios de segurança, opções de parcelamento e garantia de recebimento desse tipo de pagamento e pela crescente demanda dos clientes por experiências de compras mais inovadoras, práticas e convenientes. Hoje, os empreendedores também encontram com mais facilidade inúmeras opções de credenciadores e marketplaces para os mais diversos perfis de negócio”, conta Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.
Ao analisar individualmente alguns setores, é possível observar que os MEIs do segmento de Restaurantes se destacam e adotam os pagamentos digitais de forma mais rápida, muito pela natureza de seu negócio: 60% deles levaram menos de um ano para realizar a primeira venda com cartões. Já para MEIs do setor de Fast Food e Delivery essa porcentagem vai para 54%, enquanto que o setor de Atacadistas, Supermercados e Mercados também tem destaque, com 47% deles já optando por receber com credenciais de pagamento.