Mas por quê?
Um dos principais pontos é que a solução de pagamento sem contato pode facilitar a transição dos pagamentos em dinheiro para os eletrônicos, dando mais segurança e formalidade para os estabelecimentos comerciais, para os emissores e para a economia de modo geral. A Visa está ajudando os emissores a usarem a inovação a seu favor a fim de ficarem conectados com os consumidores e a expandirem sua estratégia de pagamento digital. Os pagamentos sem contato podem ajudar a acelerar a estratégia digital dos emissores, fortalecendo seu engajamento com os clientes.
Além disso, a tecnologia é a principal resposta para um dos principais problemas modernos: a falta de tempo e a busca por agilidade. Já vivemos experiências que comprovam a diminuição do tempo das filas após implementação do terminal com pagamento sem contato, principalmente em estabelecimentos e setores que se diferenciam pelo pronto atendimento como fast-foods, supermercados, drogarias, lojas de conveniência e transporte público.
Aliás, os estabelecimentos comerciais e as empresas de transportes são os que mais ganham com a popularização da tecnologia do pagamento sem contato. Soluções como os werables e os pays promovem eficiência operacional, pois reduzem os custos ligados à manipulação do dinheiro em espécie e o tempo dos clientes nas filas. Além disso, investir na tecnologia de pagamento sem contato, hoje, deixou de ser algo inovador e futuristíco e passou a ser mandatório. Essa tecnologia emergente ajuda a melhorar as operações do estabelecimento comercial e tem o potencial de abrir caminho para novas tecnologias de pagamento. Segundo projeções, os terminais de pagamento sem contato representarão 77% dos terminais de pagamento no mundo até 2020, contra 46% em 2016 (Fonte: Timetric Report, 2016). Ou seja, ser um early adopter de novas tecnologias ajuda o estabelecimento comercial a continuar relevante no ecossistema de pagamento.
Sabemos que o desafio esse ano estará muito atrelado à questão comportamental e educativa. Teremos que mostrar ao consumidor que a tecnologia é segura e prática e o papel do varejo será fundamental nesse processo de pulverização da inovação. A boa notícia é que, no Brasil, segundo dados dos adquirentes brasileiros, já contamos com mais de 3 milhões de POS habilitados com a tecnologia e as conversas com os segmentos de pagamento, de transporte e do varejo estão bem adiantadas para convergirmos para uma melhor experiência de uso para consumidores e estabelecimentos. Seremos testemunhas, em 2018, de projetos extremamente disruptivos e massificadores. Na Visa, um de nossos objetivos é melhorar as experiências do consumidor e nossa principal aposta para o ano que vem será a tecnologia do pagamento sem contato.
* Fonte: Dados da VisaNet, setembro de 2017
** Fonte: Dados da VisaNet, setembro de 2017.
***Reserve Bank of Australia - "How Australians Pay: Evidence from the 2016 Consumer Payment Survey, 2017”)