A adoção de smartphones e uma infraestrutura de pagamentos digitais em rápido desenvolvimento colocam o Brasil em destaque em relação a economias de países mais desenvolvidos, principalmente quanto à forma e preferência dos consumidores para realizar suas pesquisas de preço e compras. O Índice Global de Compras Digitais - Edição Brasil*, elaborado pela Cybersource, solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais, em colaboração com a PYMNTS.com, mostra que a penetração de equipamentos móveis por aqui é ampla e se dá principalmente por parte dos jovens de alta renda.
O estudo mostra que o Brasil é o mercado analisado que mais faz uso de dispositivos móveis para realização de compras online (20% mobile versus 10% computador), quando comparamos com Reino Unido (17% versus 22% respectivamente), Estados Unidos (16% - 25%) e Austrália (13% - 18%). E a preferência por compras digitais e pelo celular continua a crescer, aumentando 33%, com um incremento de 36% especificamente para compras realizadas via mobile, desde o início da pandemia no país.
Houve ainda um declínio de 17% na proporção de consumidores brasileiros que preferem comprar em lojas físicas, muito por conta da comodidade que as compras online proporcionam. Essas mudanças foram observadas, principalmente, entre pessoas com idade média de 42 anos: 39% das que migraram para o digital eram de menor renda e 35% de alta renda.
No entanto, a pesquisa sugere que os mais jovens (até 37 anos) e com renda mais elevada estão liderando a adoção digital no país. Cerca de 50% dos jovens de alta renda realizaram suas últimas compras por meio de canais móveis ou online, uma participação quase duas vezes maior do que a de outros brasileiros. Além disso, 74% afirmaram que preferem esse ambiente para fazer compras.
“Com a análise do Índice, fica claro que o consumidor brasileiro tem preferência pelo ambiente virtual e pelo uso de smartphones para consultas e realização das suas compras diárias. Uma oportunidade significativa para o comércio varejista digital no Brasil impulsionar as vendas no mobile, criando conteúdo e design específicos, além de ofertas de meios de pagamento seguros a serem disponibilizados nos dispositivos móveis. Tudo para proporcionar uma experiência fluida e segura para o consumidor”, comenta Fernando Pantaleão, vice-presidente de Vendas e Soluções da Visa do Brasil.