O valor do tempo
A demora na aprovação do pedido pode levar alguns consumidores a desistirem no meio do processo de compra. Dispor de um sistema de detecção de fraude confiável e automatizado é crucial para que o estabelecimento decida corretamente quem são os bons e os maus compradores. Uma combinação de regras com aprendizado de máquina – também conhecido como machine learning - pode atuar como muretas de proteção, permitindo que os estabelecimentos comerciais eletrônicos tenham controle sobre as decisões relativas à fraude.
Alto volume de compras de baixo valor
Como o custo de produção unitário incremental dos produtos digitais é mínimo, os empresários sentem uma necessidade de vender mais para manter as margens de lucro altas. A simplicidade do processo de checkout das transações móveis torna a finalização da compra mais fluida para os consumidores; porém, afeta em igual medida a segurança, o que pode ser explorado pelos criminosos em benefício próprio. É importante que haja equilíbrio entre aceitação de pedidos e controle de fraude.
Menos dados para verificar a identidade
Grandes violações de dados e golpes de phishing permitem que criminosos obtenham dados de consumidores com mais facilidade. Estabelecimentos comerciais eletrônicos que vendem produtos digitais costumam dispor de um número menor de fontes de dados-chave, o que dificulta a verificação da identidade de um cliente. Dados relacionados ao canal de pagamento, comportamento e atividade do usuário – como tipo de dispositivo, sistema operacional, velocidade da transação ou comportamento em outros canais de venda – são fundamentais para o combate à fraude, pois podem oferecer insights que permitam descobrir padrões transacionais e comportamentos de compra que podem variar.
Probabilidade de estornos e falsos positivos
Estabelecimentos comerciais eletrônicos que vendem produtos digitais costumam incorrer em custos operacionais maiores, pois precisam investir tempo e esforço para administrar estornos de pedidos com entrega quase instantânea. Também precisam lidar com os falsos positivos, ou seja, a rejeição equivocada de pedidos de consumidores legítimos. Consumidores que tiveram seus pedidos rejeitados podem procurar outro estabelecimento; assim, uma rejeição pode ser suficiente para que o consumidor nunca mais volte a comprar no seu site ou app. Uma estratégia de gerenciamento de fraude adequada para produtos digitais exige equilíbrio entre velocidade e exatidão.
Moeda digital, especialmente em jogos online
A moeda ganha em jogos é um popular alvo de fraude. Os criminosos adquirem e acumulam créditos participando de jogos online e, posteriormente, os vendem por dinheiro, prática conhecida como gold farming (cultivo de ouro). Embora o gold farming tenha perdido popularidade ao longo dos anos e as empresas de jogos online estejam implementando sistemas transacionais que desencorajem a atividade, as contas com saldo de moedas de jogo devem ser monitoradas, pois os criminosos podem assumir o controle dessas contas para roubar as informações de pagamento do jogador.
Então, que, em 2018, nós da indústria de pagamentos e as empresas digitais, quando estivermos oferecendo aos nossos consumidores um “produto”, nos questionemos se ele realmente oferece algum tipo de conveniência, elimina algum problema, é seguro e se adiciona algum valor a toda a cadeia.
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Fonte: IDC, “New IDC Research Program to Explore Consumer Spending on Digital Devices, Services and Content”, Jan 2017. https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS42205216
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