O estudo pesquisou mais de 2.000 consumidores e mostrou que mais da metade deles já usa um celular ou tablet para fazer um pedido antes de chegar ao ponto de venda e pagar a compra como parte da rotina da viagem. Cerca de 40% dos que usam o celular ou tablet para comprar um café de manhã usam um aplicativo para fazer o pedido e pagar.
Mas e se esses consumidores não precisassem pegar o cartão ou o telefone no carro – e se suas atividades comerciais fossem integradas de forma mais fluida nos carros? A pesquisa Digital Drive indica que:
- Quase três quartos dos trabalhadores pesquisados, e 82% dos millennials que percorrem longos trajetos para ir trabalhar, disseram que comprariam mais se a funcionalidade de compra e pagamento estivesse integrada em seus carros.
- Além disso, quase 30% desses trabalhadores disseram que comprariam on-line do carro se ele fosse autoguiado – isso significa que a ascensão dos automóveis autônomos vai abrir espaço para uma nova forma de usar o tempo de viagem e mais atividades voltadas ao comércio.
Mas para que o tempo ao volante se transforme em tempo de compra, é crucial que os pagamentos sejam mais bem integrados. A Visa já está testando pagamentos via carro para itens como estacionamento, pedágio e combustível usando o Visa Token Service como base para garantir transações seguras. A Gentex, fornecedora líder de tecnologias para carros conectados, dará aos motoristas a possibilidade de pagar combustível de forma totalmente integrada ao selecionarem o ícone da Visa no painel sensível ao toque do carro. O display da Gentex integra até mesmo o novo branding sensorial da Visa, que inclui uma animação e um som para indicar aos motoristas que a transação segura foi realizada.
Pagamentos simples e seguros via carro são um elemento crucial da transformação dos carros conectados de hoje em um futuro em que atividades comerciais via carro conectado poderiam acontecer em grande escala. A viagem de ida e volta ao trabalho sempre foi uma oportunidade para os motoristas se engajarem com as marcas nos outdoors ou no rádio, mas a integração dos pagamentos via carro e a chegada de um futuro onde veículos autônomos são uma possibilidade real significam que, em breve, os consumidores estarão usando esse tempo de forma bem diferente e o carro se tornará um motor de comércio.