O brasileiro tem se rendido cada vez mais ao comércio digital. Prova disso foi um faturamento de R$21 bilhões no primeiro semestre de 2017, um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior, de acordo com o levamentamento do Ebit. E o potencial desse aumento deve ser ainda maior com a crescente aceitação do cartão de débito como mais uma possibilidade de pagamento nos sites e nos aplicativos. Segundo dados da Abecs, em 2016, o total de transações realizadas com os cartões de débito alcançaram R$ 441 bilhões, aumento de 10,2% em relação ao anterior. Com o débito, os estabelecimentos comerciais passam a oferecer uma opção a mais de pagamento, o que atrai um novo público sedento pelas facilidades do comércio online - pessoas que não têm um cartão de crédito, por exemplo. Aposto que o débito será uma das principais ferramentas de inclusão digital do e-commerce brasileiro em 2018.
Os primeiros pilotos que fizemos aqui no País comprovam isso: alcançamos um bom número de conversão e índices de fraudes bem abaixo do mercado. Além de atrair novos consumidores digitais e oferecer segurança e praticidade, o cartão de débito ainda é um grande facilitador para os estabelecimentos comerciais ao disponibilizar o recebimento do dinheiro de forma garantida e mais rápida, já que não tem riscos com estornos.