A cidade de Salvador (BA) conquistou o Latam Smart City Awards 2021 na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa em reconhecimento ao projeto “Ecossistema de Cidadania Digital: Democratizando o Conhecimento”. O município está desenvolvendo um programa inovador de treinamento em tecnologias digitais para promover o emprego, o empreendedorismo e a inclusão digital de grupos vulneráveis, criando oportunidades de capacitação em áreas como programação de software, comércio eletrônico, pagamentos digitais, entre outras. A ação inovadora é impulsionada pela Prefeitura de Salvador com o apoio da Rede de Cidades Resilientes e da Visa.
“Juntamente à Visa e à Rede de Cidades Resilientes, estamos fomentando a construção de uma cidadania digital inclusiva por meio de conhecimentos e ferramentas, para melhorar as oportunidades de emprego e desenvolvimento na cidade”, afirma Bruno Reis, prefeito de Salvador. “Com esta parceria, estamos promovendo a resiliência na cidade para enfrentar os desafios da transformação digital do trabalho, do comércio e da economia”, completou.
No Brasil, 63% dos empregadores têm dificuldade para contratar profissionais qualificados, devido principalmente à falta de competências técnicas[1]. Essa situação impacta principalmente sobre mulheres e negros, dois grupos na população de Salvador que enfrentam condições historicamente desiguais em termos de acesso à educação e ao trabalho de qualidade. Este é um dos problemas que o projeto procurou ajudar a resolver.
Diante desse desafio, a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL), com o apoio da Visa e da Rede de Cidades Resilientes por meio do programa “Cidades Resilientes Moldando um Mundo Digital”, uniram forças com a Via Varejo, a Fundação Casas Bahia, a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SEMIT), e o Hub Salvador, para diminuir a brecha digital na cidade, incentivar a digitalização inclusiva, baixar o índice de desemprego e diminuir a desigualdade social. “A parceria da Prefeitura de Salvador com a Rede de Cidades Resilientes e a Visa no desenvolvimento do projeto “Ecossistema de Cidadania Digital: Democratizando o Conhecimento”, premiado com o Latam Smart City Awards 2021, nos permite evoluir para uma cidadania digital produtiva e contribuir para o desenvolvimento de Salvador como uma Cidade Inteligente”, destacou Magda Andrade, da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador – COGEL.