Há 10 anos, menos de 60% dos brasileiros tinham acesso às instituições financeiras, de acordo com dados do Banco Mundial. Isso significa que mais da metade da população usava dinheiro para fazer transações. Trata-se de um costume que por muito tempo esteve arraigado em nossa cultura por uma série de motivos, como a percepção de maior controle sobre a renda, o desconhecimento em relação ao funcionamento do sistema financeiro do país e o medo de contrair dívidas.
O que vemos hoje, no entanto, é uma mudança significativa nesse cenário, sobretudo nos últimos meses. Em isolamento social, as pessoas optaram por meios digitais para fazer e receber pagamentos e, aos poucos, estão revendo antigos hábitos de consumo. Ao mesmo tempo, há uma evolução crescente na indústria com a oferta de novos meios de pagamento para atender às demandas da sociedade.
Dados do Banco Central, divulgados em outubro de 2020, são um bom indicador: eles mostraram que quase 10 milhões de brasileiros se “bancarizaram” desde março de 2020, no período em que surgiram os primeiros casos de Covid-19 no país. Mesmo assim, segundo o mesmo levantamento, ainda existiam 36 milhões de pessoas sem relacionamento com instituições bancárias. Uma lacuna considerável!
E o que consumidores, empresas e governos ganham com isso? É inegável que trocar o dinheiro pela adoção de meios de pagamento digitais traz um círculo virtuoso de vantagens: o aumento da segurança, comodidade e agilidade, a redução das despesas nas transações, a oportunidade de acesso a programas de benefícios, a eficiência na gestão do negócio, o acesso a dados e a disponibilidade de crédito são algumas delas. Sem falar, mais recentemente, na questão da higiene como um diferencial no combate à proliferação do vírus.
Sem dúvida, esse movimento de bancarização ganhou tração com o auxílio emergencial. Para receber o recurso, foram abertas contas digitais, as quais estarão disponíveis mesmo após o término do auxílio. Em parceria com a CAIXA, por onde o beneficiado recebe o auxílio, disponibilizamos dentro do aplicativo CAIXA Tem um cartão de débito virtual da Visa para o usuário realizar compras e, além disso, concorrer a uma série de prêmios.
Foi uma maneira que encontramos de estimular e agregar valor a esse importante processo de inclusão financeira e social que acompanhamos nos últimos meses, em uma iniciativa que busca contribuir para o desenvolvimento econômico e fazer com que pessoas, empresas e governos prosperem.