Prático, rápido e praticamente em tempo real: Transferências instantâneas vão revolucionar o mercado de pagamentos no Brasil
A solução Visa Direct, que permite fazer transferências instantâneas quase em tempo real e com poucos cliques, está chegando no mercado brasileiro e deve estar presente na vida das pessoas neste ano. A novidade possibilita o envio de valores por um consumidor ou por uma empresa de forma rápida, segura e sem atrito.
Conversamos com Percival Jatobá, vice-presidente de Inovação e de Soluções da Visa do Brasil, para saber mais sobre essa forma de pagamento inovadora:
Quais as vantagens das transferências instantâneas e quais dores resolvem?
As transferências instantâneas aumentam a conveniência, a segurança e a rapidez nos pagamentos entre pessoas, ou na maneira como as empresas efetuam pagamentos aos seus consumidores e colaboradores. Atualmente, existem opções que atendem o público bancarizado em horários determinados, mas ainda existe uma grande oportunidade para a criação de soluções que atinjam também um público maior e em horários estendidos. Através do modelo de transferências instantâneas será possível atingir todos esses públicos, 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive feriados.
Após a apresentação do Visa Direct para o mercado brasileiro no ano passado, quais setores e tipos de negócios pretendem adotar a solução?
Existem diversos segmentos que buscam novas formas de transferir recursos com redução de custos, eficiência e sem fricção ao usuário, isto é, sem interrupções durante o processo. Há diversos segmentos interessados na solução como seguradoras, empresas que desejam realizar pagamentos a seus colaboradores e terceiros, carteiras e plataformas digitais.
A solução Visa Direct contempla quais tipos de operações?
As operações peer to peer (P2P), ou seja, entre duas pessoas físicas, são as mais conhecidas, mas também estamos criando oportunidades para operações B2C, que permitem transferências da empresa para o consumidor ou colaboradores, e B2B, que possibilitam o envio de fundos entre duas empresas. Nosso principal objetivo é oferecer novas soluções que possam aumentar a conveniência e rapidez nas transações, seja para consumidores ou empresas.
É possível realizar pagamentos com Visa Direct por meio de redes sociais?
A infraestrutura do Visa Direct permite que diferentes empresas habilitem transferências em suas plataformas e, certamente, as redes sociais podem utilizar essa solução. De forma resumida, a rede social precisaria de um parceiro habilitado para trabalhar com Visa Direct, que atendesse aos requisitos de processamento e segurança para permitir que consumidores incluíssem suas credenciais Visa na plataforma e assim realizar as transferências aos seus contatos.
Quando o Visa Direct estará disponível para o mercado brasileiro?
Atualmente, existem iniciativas muito interessantes em andamento, que pretendem iniciar suas operações ainda em 2020, trazendo novas experiências para consumidores e empresas.
Assuntos relacionados
Você também pode se interessar por: