Cinco anos de tokenização: o futuro já chegou
A indústria de pagamentos está em constante evolução para se antecipar às novidades tecnológicas que transformam continuamente o cenário varejista. O primeiro pagamento de comércio eletrônico realizado na rede Visa acaba de completar 25 anos. Com o crescimento dos pagamentos digitais, lançamos, há cinco anos, a tokenização, tecnologia que substitui o tradicional número do cartão por um token, uma sequência única de caracteres a cada compra, o que reforça a segurança.
E esta parece ser a direção para onde aponta a bússola do futuro. O e-commerce se consolida cada vez mais e caminha para se tornar o maior canal global de varejo até 2021, segundo estudo da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado. Antevendo esse novo panorama, iniciamos, em 2016, um programa para auxiliar nossos parceiros a implementar dispositivos, softwares e soluções para pagamentos com tokens.
A iniciativa popularizou as operações tokenizadas e começa a trazer bons resultados. Prova disso é que a cada ano, as transações com token registram aumento de 100% sobre o ano anterior. Mais de 410 milhões de tokens já foram emitidos em todo o mundo pela Visa e mais de 100 mercados estão aptos a usar a tokenização. No Brasil, registramos aumento de 300% nas transações tokenizadas no primeiro semestre deste ano em relação ao acumulado de todo o ano passado.
Neste contexto, a segurança é, sem dúvida, o fiel da balança para o avanço do e-commerce. O consumidor quer ter a facilidade de clicar no botão “comprar” do seu celular no conforto do sofá de casa ou de qualquer lugar do mundo, sem abrir mão da precaução. Para tanto, é preciso oferecer todo o suporte necessário para tornar a experiência fluida e eficiente. E é justamente a tokenização capaz de criar um ambiente protegido para nortear a inovação do comércio on-line.
Isso porque o processo oferece uma camada adicional de proteção que pode ser restrita a um tipo de transação, estabelecimento comercial ou dispositivos específicos, o que dificulta a atuação de fraudadores e hackers. Para se ter uma ideia, a taxa de fraudes nas compras on-line nos Estados Unidos com o recurso de tokenização foi 22% inferior à registrada nas transações não tokenizadas de janeiro a março de 2018, segundo dados da VisaNet.
Ao constatar que o ambiente on-line é protegido, o consumidor sente mais confiança para realizar suas transações. Uma pesquisa da Visa e da PYMNTS.com mostra que os índices que citam a segurança de dados ou a privacidade como um inibidor ao e-commerce caíram cerca de 3% em relação ao ano anterior. Ainda segundo a pesquisa, a segurança é uma das três principais razões da compra on-line, com 82,4%, atrás apenas da economia, 84,9%, e a agilidade por evitar filas, 83,4%.
À medida que o mercado on-line amadurece, inúmeras empresas focadas no comércio eletrônico entram no mercado. Isso abre um mundo de infinitas possiblidades a ser explorado em que a tokenização é a força matriz dos pagamentos digitais. Em um futuro profundamente conectado, impulsionado pela Internet das Coisas (IoT), a tokenização vai habilitar alguns dos maiores saltos tecnológicos, de carros e espelhos conectados a pagamentos habilitados por voz e autenticação biométrica. E esse futuro já está batendo à porta.
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