Com mais prêmios em dinheiro do que nunca, a nova edição do Visa Everywhere Initiative (VEI), competição global da Visa voltada para startups, está com inscrições abertas e busca por startups e fintechs inovadoras da América Latina e Caribe e de outras regiões que estejam impulsionando o crescimento econômico em todo o mundo.
Este ano, o escopo do campeonato foi ampliado e a comissão julgadora, composta por executivos, clientes e parceiros da Visa, irá destacar as startups que estão inovando no uso de criptomoedas e Visa Direct, a plataforma de pagamentos em tempo real da Visa. Finalistas do mundo todo disputarão a competição global em novembro de 2022, no Catar. As vencedoras terão a oportunidade de conhecer, em primeira mão, as principais fintechs dos setores bancário, comercial, de capital de risco e governamental, além de ganhar prêmios em dinheiro e ainda fazer parcerias com a Visa e seu vasto ecossistema de clientes e parceiros.
“A Visa Everywhere Initiative se tornou uma plataforma emblemática para nós e para as fintechs da América Latina e do Caribe e nos ajudou a descobrir e a estabelecer alianças importantes com dezenas de startups, dos mais diferentes segmentos, desde pagamentos comerciais até moedas digitais ou soluções biométricas”, afirma Arnoldo J. Reyes, vice-presidente de Alianças Digitais, Fintech e Empreendedorismo para a Visa América Latina e Caribe. "Estamos empolgados em retornar este ano com mais prêmios e novas categorias e encontrar as melhores – e mais inovadoras – propostas das fintechs da região."
Abrindo as portas para empresas que estão começando
As fintechs e os inovadores da área de pagamento estão transformando a forma de pagar, facilitando o acesso de mais pessoas ao dinheiro . E, depois de mais de um ano de pandemia, ter acesso prático e sem contratempos aos próprios fundos tornou-se mais importante do que nunca. Nos anos anteriores, a VEI possibilitou que os inovadores mais promissores no espaço de pagamento acelerassem seu crescimento.
"A Visa Everywhere Initiative abriu portas inimagináveis a uma empresa que tinha um ano de existência: o acesso direto aos executivos, talentos e suporte da Visa teve um impacto monumental", conta o fundador e CEO da Moov, Wade Arnold, vencedor global da VEI 2021 e favorito do público.
Ao projetar a Moov, a ideia de Arnold era que os desenvolvedores pudessem aceitar, armazenar e distribuir dinheiro facilmente a partir de uma única plataforma e os US$ 95.000, que ganhou ao vencer quatro etapas da VEI, está ajudando a transformar essa visão em realidade. Entre as finalistas da edição de 2021 estão startups dedicadas a ampliar o acesso aos não bancarizados, como a latino-americana Finerio Connect, uma API robusta de banco aberto, e a filipina PearlPay, fintech que traz soluções bancárias digitais para bancos rurais e seus clientes. A Tez Financial Services, primeira instituição financeira totalmente digital do Paquistão, venceu a Edição Mundial para Mulheres de 2021.
Novas edições especiais destacam a inclusão
A iniciativa VEI é hoje uma rede de 8.500 startups do mundo todo e continua crescendo. Desde que foi lançada, em 2015, a VEI ajudou startups de mais de 100 países a atrair mais de US$ 16 bilhões em financiamento, solucionando um dos maiores desafios dos empreendedores que estão começando a operar. A Visa Everywhere Initiative foi ampliada ano após ano para incluir startups únicas que resolvem problemas únicos no mundo dos pagamentos. Este ano estamos intencionalmente focados em alcançar um grupo mais diverso de inovadores. Nos EUA, a VEI 2022 destacará startups fundadas por negros, mulheres e LGBTQIAPN+ durante o Mês da História Negra (fevereiro de 2022), o Mês Internacional da Mulher (março de 2022) e o Mês do Orgulho (junho de 2022), respectivamente.