Visa e Cielo fazem parceria para permitir transferência instantânea no Brasil
O mercado brasileiro tem discutido recorrentemente a aplicação de uma modalidade de pagamento que desponta como uma das maiores tendências globais: a transferência instantânea. A Visa e a Cielo anunciam a chegada dessa tecnologia em primeira mão ao Brasil e transforma o que até então era tendência em uma realidade para o mercado nacional.
A chegada das transferências instantâneas no País surge por meio do Visa e Cielo, permitindo o envio de valores por um consumidor ou por uma empresa para a conta de um cartão ou de qualquer outro dispositivo de pagamento de forma rápida, segura, sem atrito e em tempo real. A inovação já está presente em mais de 30 países e o Brasil é um dos primeiros a oferecer a tecnologia na América Latina.
“O que torna a solução realmente única, além da instantaneidade das transações que são completadas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, é a segurança na transferência dos fundos, o que possibilitará à Visa e à Cielo explorar, entre outras oportunidades, o crescimento da nova economia”, explica Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos, Soluções e Inovação da Visa do Brasil. “Na América Latina, estamos falando de uma oportunidade de mercado na faixa de 10 bilhões de transações anuais1”.
Expansão do portfólio na Cielo – Com a solução, a Cielo amplia o seu portfólio de atuação com novos serviços de processamento como um adquirente processador, sendo pioneira em formatos de pagamentos inexplorados pela nossa indústria até então. São eles:
• P2P (pessoa física para pessoa física) – permite que um consumidor pague outro consumidor usando credenciais como, por exemplo, seu número de celular, endereço de e-mail ou identidade na mídia social.
• C2B (consumidor para empresa) – os consumidores podem enviar pagamentos às pequenas ou grandes empresas como, por exemplo, para o pagamento de contas.
• B2C (empresa a consumidor) – empresas podem enviar fundos a consumidores usando o Visa Direct. Um exemplo comum em outros países são as seguradoras que usam a solução para indenizar o segurado.
• B2B (empresa a empresa) – da mesma forma que as anteriores, companhias podem enviar fundos à outras empresas usando a solução.
“Para a Cielo, o desenvolvimento dessa nova modalidade de pagamentos para o mercado reflete a nossa crença em viabilizar a melhor experiência no uso do dinheiro eletrônico, democrática, inclusiva e com nosso padrão de segurança best in class”, afirma Danilo Caffaro, Vice-Presidente de Produtos, Negócios, Inovação e Marketing da Cielo.
Em breve, a plataforma de pagamentos instantâneos da Cielo ampliará sua atuação, agregando demais parceiros. “Nosso foco é o desenvolvimento de uma solução híbrida, universal, que permita a rápida expansão dessa nova modalidade no país”. A Cielo deve disponibilizar o Visa Direct para seus clientes ainda no primeiro semestre de 2019.
Sobre o Visa Direct - O Visa Direct é a plataforma global da Visa que reverte o fluxo de uma transação tradicional de compras e permite pessoas, empresas e governos depositarem fundos em uma conta associada ao número do cartão de uma maneira rápida, prática e segura. De uma forma geral, a rede Visa tem a capacidade de operar em duas vias, debitando e creditando as contas, maximizando a proposta de valor da rede.
A plataforma pode ser integrada facilmente por meio de APIs (sigla em inglês para interfaces de programação de aplicativos) e as transferências instantâneas usam os mesmos padrões de segurança que as transações tradicionais da Visa. As credenciais do titular da conta podem ser protegidas por meio do Visa Token Service, no qual uma nova camada de segurança para pagamentos móveis e digitais remove informações sensíveis da conta e as substituem por um identificador digital exclusivo chamado token.
Além disso, o Visa Direct é inclusivo, pois aqueles que não são bancarizados também podem usar a solução por meio de cartões pré-pagos (fisico ou virtual), incluido financeiramente e digitalmente essa parcela da população.
Artigos recentes
Você também pode se interessar por: