A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio no mundo todo e marca o início da temporada de vendas de final de ano. Para 2018, as perspectivas são muito boas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta crescimento de 16% nas vendas em relação a 2017. Deverão ser comercializados R$ 2,87 bilhões em 8,8 milhões de pedidos, uma grande oportunidade para os estabelecimentos comerciais.
No ano passado, segundo dados de transações da Cybersource Brasil, as transações foram multiplicadas por quatro na Black Friday. E, no dia anterior e nos três seguintes (inclusive a Cyber Monday), o volume dobrou em relação ao restante do período de novembro.
Em percentual sobre o total das transações, o volume de fraudes não cresce, mas o número absoluto aumenta significativamente. Durante esses dias de promoção, o tráfego nas lojas virtuais é intenso e exige que a empresa esteja preparada.
Ter uma estratégia de segurança se torna ainda mais imprescindível nessa época do ano. O estabelecimento comercial precisa se perguntar: eu consigo automatizar as regras para ajudar na efetivação das transações? Qual estratégia devo adotar? Quais promoções devo fazer? Dependendo da ação, o consumidor terá um comportamento de compra diferente do habitual e pode ser classificado como suspeito.
Veja abaixo algumas dicas de como melhorar a segurança de seu e-commerce e se organizar para o período da Black Friday