A Startup Farm, uma das mais experientes aceleradoras privadas da América Latina, acaba de anunciar um novo módulo do ahead Visa, o seu programa de aceleração voltado para fintechs. Em parceria com Google Developers e Visa, a etapa, chamada de Global Footprint, levará as startups que estão sendo aceleradas ao Vale do Silício.
O Global Footprint foi desenhado para fazer com que as empresas, em um curto espaço de tempo, integrem-se e extraiam o máximo de conhecimento, contatos e negócios. Assim, as startups poderão participar do programa Google Launchpad, que provê mentorias com especialistas de produto e tecnologia do Google, em seu espaço Launchpad Space, em São Francisco, na Califórnia. Da mesma forma, as empresas poderão se conectar com especialistas da Visa em tecnologia de meios de pagamento e segurança. O objetivo é apresentar uma visão global quando se trata de negócios de pagamento e também mostrar o que há de mais novo em soluções para o setor.
Para Alan Leite, CEO da Startup Farm, fazer com que as fintechs tenham visão global é fundamental nos dias atuais. “Se elas não o tiverem, seus concorrentes terão e entrarão em seus mercados", explicou. Cada uma das fintechs poderá ter, ainda, agendas customizadas com potenciais parceiros e clientes. Para isso, a Startup Farm vai utilizar a sua própria rede de contatos e de parceiros, como o Google for Entrepreneurs Partner Network, da qual faz parte.
Por fim, eventos de relacionamento fecham a agenda em que as fintechs terão a oportunidade de expor seus negócios para potenciais investidores do Vale do Silício. As 7 fintechs que participam do programa ahead Visa e estarão no Vale são: Banco de Formaturas, Bxblue, Cred.Fit, Kavod Lending, OnBoard Mobility, PayKey e Vérios.
"Esperamos que essas startups de alto potencial adquiram a capacidade de navegar em qualquer mercado que faça sentido para o seu negócio, seja no Brasil ou no exterior", concluiu Alan.
“A indústria financeira e de pagamentos eletrônicos no Brasil é, certamente, uma das mais avançadas do mundo. A Visa, por meio do programa Everywhere Initiative, busca ser protagonista em lançamento de inovações relacionadas a autenticação, mobilidade, internet das coisas, inteligência artificial e segurança. Nesse contexto fantástico, com o intuito de oferecer aconselhamento e conteúdo de valor para as startups aceleradas no Brasil, a Farm uniu esforços com a Visa e o Google para ampliar o leque de mentores. Queremos oferecer para nossos clientes e parceiros o que há de mais moderno no mundo para que eles ofereçam serviços cada vez mais seguros e convenientes para os brasileiros”, conta Marcelo Sarralha, diretor de produtos da Visa do Brasil.
Para José Papo, gerente de relações com startups e developers do Google na América Latina, "o Google já trabalha com startups de países emergentes em todas as verticais, no seu programa Launchpad Accelerator. Porém, percebemos que verticais como Fintech, Health, Agrotech e Smart Cities têm um potencial revolucionário para países como os da América Latina. Por isso, em parceria com a VISA e Farmcriamos uma iniciativa para apoiar startups Fintech, nesta fase inicial. As tecnologias financeiras são cruciais para o desenvolvimento, crescimento e bem estar das pessoas na America Latina".
A Startup Farm é a maior e mais experiente aceleradora privada da América Latina. Já apoiou mais de 250 startups, que captaram em conjunto mais de US$ 100 milhões em investimentos e possuem valor de mercado agregado superior a R$ 3,3 bilhões. Sete startups do portfólio já foram incorporadas por outras empresas, sendo a mais recente a Up Points, adquirida pela Embraco. Ao colocar o empreendedor como eixo central de sua atuação, a Startup Farm oferece aos empreendedores atendidos em seus programas acesso a uma ampla rede de mentores e facilitadores que, aliada aos seus parceiros institucionais, acadêmicos, grandes empresas e investidores, têm gerado cases de sucesso no mercado brasileiro e internacional, como Easy (antiga Easy Taxi), WorldPackers, Social Miner, Nexer, NetShow.me, UpPoints, InfoPrice, Beauty Date, entre tantas outras.