A taxa de crescimento do comércio eletrônico na América Latina e no Brasil faz da região uma das mais atraentes do mundo para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio. Segundo o estudo E-Readiness na América Latina, realizado pela Euromonitor, a expectativa é que as vendas no mundo digital cresçam 13% ao ano entre 2015 e 2020, à medida que as economias da região se recuperam.
No passado, o comércio eletrônico era associado especificamente a compras pela Internet. Hoje, porém, muitos dispositivos facilitam o comércio e servem como meio de pagamento eletrônico, entre os quais, smartphones, tablets, relógios, carros e anéis. Todos esses dispositivos oferecem aos estabelecimentos comerciais a oportunidade de descobrir novas formas de pagamento, pois estão equipados com a tecnologia NFC, que permite a realização de pagamentos sem contato. Além disso, os investimentos em infraestrutura, como hotspots de Wi-Fi, e o aumento da velocidade de conexão aceleram a adoção e o uso de novas tecnologias.
Todo esse contexto ajuda a estimular os estabelecimentos comerciais e os meios eletrônicos de pagamento, especialmente quando os comerciantes continuam investindo em plataformas e aplicativos móveis. Portanto, os varejos, que oferecem diferentes métodos de pagamento, em várias plataformas digitais, têm uma vantagem competitiva significativa sobre os que não o fazem.