Como atrair a atenção dos millennials brasileiros? Com frequência, em reuniões e eventos da indústria de meios de pagamentos, tenho recebido esse tipo de questionamento. De fato, esse público-alvo é bastante interessante e ao mesmo tempo desafiador por apresentar novos comportamentos de consumo, principalmente relacionados à mobilidade e ao mercado digital.
Seis formas de atrair os millennials para o seu banco
Estar atento a essas tendências e particularidades é de extrema importância para os emissores que querem crescer. De olho nisso, o time da Visa Performance Solutions analisou o comportamento de compras dos brasileiros nascidos entre 1980 e 2000 e descobriu que, dentre todas as idades, os Millennials são os que mais concentram suas compras em roupas (8% do total de suas despesas), em restaurantes (7%) e em lojas de departamento (5%). Outra constatação interessante diz respeito aos pagamentos online. Como esperado, os Millennials despontaram como os que mais realizam compras no e-commerce com mais de 20% do total das transações realizadas virtualmente.
Esses jovens guiarão a economia brasileira dentro de alguns anos e seu comportamento certamente terá impacto também nas demais gerações. A partir de estudo realizado nos Estados Unidos (conteúdo disponível em inglês), que também pode ser aplicado à realidade brasileira, enumeramos aqui seis formas de atrair os millennials como clientes:
1. Entre no radar deles.
• Promova as funcionalidades-chave. Os millennials, em sua maioria, abrem uma conta corrente para ter acesso a um cartão de débito. Este ano veremos também mais lojas virtuais oferecendo a possibilidade de pagamento pelo débito, o que irá incluir milhares de pessoas que só utilizam essa forma de pagamento em suas carteiras de clientes.
• Destaque as ferramentas de controle orçamentário. Millennials adoram ter controle e saber onde estão gastando. Não deixe de incluir ferramentas de controle orçamentário disponíveis nas suas comunicações de aquisição de conta de pagamento. Caso sua instituição ainda não ofereça essas ferramentas, considere desenvolvê-las.
• Venda Segurança. Segurança é a principal necessidade de pagamento dos millennials. Destaque suas funcionalidades de segurança para atrair esses consumidores.
2. Fale a língua deles.
Use um tom informal, com linguagem simples e direta. Não use termos corporativos ou jargões da indústria. Os millennials mais jovens, em especial, têm menos experiência bancária, e querem que sua instituição seja acessível – e não intimidadora.
3. Seja consistente.
Os millennials alternam sem esforço pontos de contato online e offline. Portanto, cuide para que eles vejam a mesma mensagem, qualquer que seja o canal escolhido – e-mail, mala direta, mídia social, anúncios em tela ou app próprio.
4. Facilite ao máximo a abertura online de contas.
Em 2016, vimos o crescimento de abertura de contas de pagamento por meios digitais. Portanto, é fundamental implantar um processo de aquisição online e móvel coeso. E fique atento para que seu mix de marketing reflita essa mudança, investindo o suficiente em anúncios digitais e na mídia social.
5. Ofereça um excelente aplicativo móvel.
Funcionalidades móveis são uma ótima forma de engajar os millennials. E, quando as funcionalidades móveis não atendem às expectativas, os millennials partem para outra. No mínimo, seu aplicativo móvel deve oferecer uma experiência comparável à da concorrência. O ideal é que ele ofereça as melhores funcionalidades do mercado.
6. Promova a responsabilidade social.
Os millennials se preocupam em deixar uma marca positiva no mundo e tendem a comprar produtos que tenham um benefício social ou ambiental. Inspire a lealdade dos millennials promovendo esforços de responsabilidade social e em prol da comunidade local de uma maneira fácil de encontrar e compartilhar.
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