“Olá, seja bem-vindo a este novo canal da Visa. Sou seu assistente pessoal e estou aqui para tirar suas dúvidas sobre os cartões Visa, benefícios, ofertas e nossas tecnologias”. É assim que se inicia a conversa com o mais novo membro do time Visa no Brasil: o chatbot do perfil VisaBr no Facebook Messenger. A novidade representa uma das fronteiras do relacionamento com o consumidor e é uma maneira moderna e rápida de solucionar problemas e tirar dúvidas com praticidade e comodidade.
Sua utilização é simples: basta chamar a página da Visa no Facebook para um bate-papo no aplicativo de celular ou no navegador. A plataforma funciona na base da conversa, como explica o vice-presidente de marketing da Visa, Sergio Giorgetti. “Tudo começou com a pergunta: ‘como é que a gente entrega mais informações sobre os produtos e as inovações da Visa?’ Aí, ao longo do desenvolvimento, descobrimos que a solução poderia ser uma comunicação direta e prática com a empresa”, explica o executivo.
O robô é capaz de responder até 90% das questões mais corriqueiras dos usuários sem recorrer à ajuda de humanos. Mas, muito além de responder às perguntas, o Bot foi projetado também para oferecer serviços agregados. Ao informar os 6 primeiros dígitos do cartão Visa, a ferramenta já apresenta os benefícios atrelados e mostra ofertas e promoções feitas sob medida. Por exemplo: é possível saber pelo bot informações sobre seguros viagem, restaurantes que fazem parte da parceria com o Restorando e novas ofertas do programa Vai de Visa.
“Estamos cada vez mais nos posicionando como empresa protagonista de inovação da indústria de meios de pagamentos, sendo que a comunicação e o atendimento ao portador também têm que refletir esse nosso compromisso. Esse é o terceiro projeto envolvendo machine learning que lançamos esse ano – já temos o bot do programa de educação financeira Finanças Práticas e o que desenvolvemos em parceria com o ShopFácil.com, no qual é possível comprar produtos nesta plataforma de conversação. A ideia é continuar investindo nesta solução, com a inclusão do Visa Checkout e a tecnologia necessária para a conexão com bots de emissores, estabelecimentos comerciais e demais parceiros”, conta Giorgetti.