Academia de ginástica: como atrair público na retomada?
O setor de academias de ginástica foi um dos mais afetados pela crise, segundo dados da 3ª Edição da Pesquisa Sebrae/FGV “O impacto da pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada de 30/04 a 05/05/2020 com 17,2 milhões de pequenos negócios no Brasil. O estudo mostrou que o setor de Academias e Atividades Físicas teve uma queda de faturamento de 72%.
Neste período, os profissionais precisaram se reinventar, em busca de alternativas que fidelizassem os alunos, mantendo vínculo mesmo à distância, promovendo várias atividades online, como aulas, treinos, suporte etc.
Tendências de comportamento
Com a retomada, o setor tem se deparado com duas tendências de comportamento de clientes: se, por um lado, existe a cautela em relação ao distanciamento, e o desejo, por parte de alguns alunos, de continuar treinando em casa (online), por outro, há aqueles que sentem falta do contato presencial, tanto em função do tempo de distanciamento quanto motivados pelo “Projeto Verão” (a vontade de caprichar na forma física para a estação mais quente do ano).
O caminho é compreender as necessidades e as ansiedades dos clientes, procurando caprichar no atendimento nessas duas frentes: na academia e nas atividades virtuais.
Durante esses meses de redução do faturamento, algumas academias personalizaram os treinos e alugaram seus equipamentos para garantir fluxo de caixa.
Proximidade, mesmo à distância!
Na retomada, fala-se da importância de estabelecer proximidade com os alunos, oferecendo um atendimento humanizado, compreendendo que cada pessoa tem seus medos, anseios, necessidades. A academia deve realmente dedicar a devida atenção a cada frequentador, combatendo a prática de só lembrar dele quando o plano contratado (mensal, semestral, anual etc.) está terminando, na tentativa de consolidar a renovação.
Neste momento, os frequentadores precisam se sentir confortáveis e seguros em todos os ambientes da academia e, para isso, é necessário colocar em prática todas as medidas listadas no protocolo de retomada, zelando pela higiene do local várias vezes ao dia, treinando bem os colaboradores, disponibilizando álcool gel, equipamento de higienização dos calçados para todos, marcação para deixar claro o distanciamento necessário, orientações aos frequentadores quanto ao uso de máscara, garrafa de água, toalha (trazer de casa) etc.
A ACAD Brasil (Associação Brasileira de Academias) elaborou uma cartilha, com diversos procedimentos para minimizar o risco de contaminação do Covid-19 dentro das academias. As medidas seguem orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde.
Comunicação é fundamental
A academia deve se mostrar presente e disponível aos seus alunos ou futuros frequentadores. Para isso, capriche também em uma estratégia de Marketing Digital, observando atentamente a qualidade do conteúdo disponibilizado no site e marcando presença nas redes sociais.
Mantenha contato com seu público, envie mensagens eficientes e relevantes, seja por e-mail ou WhatsApp e, o mais importante, mostre agilidade no atendimento, no caso de dúvidas, críticas, comentários etc.
Procure fazer pesquisas de satisfação na academia, promova enquetes, desenvolva ações que permitam captar as opiniões e necessidades dos seus clientes.
Links úteis:
Pesquisa Sebrae/FGV – 3ª edição
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/c9d50d3412270611e9e9a9999a40c0a5/$File/19510.pdf
ACAD Brasil – Cartilha de Procedimentos de Reabertura
https://www.acadbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/cartilha-procedimentos-de-reabertura-das-academias.pdf
Revista ACAD Covid19
https://www.acadbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/07/edicao-90-especial-covid19.pdf
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