Efeitos da Covid-19: transformação digital nas PMEs
A pandemia de Covid-19 ocasionou uma verdadeira transformação em todo o mundo: na rotina, em família, no trabalho, nos estudos, no consumo etc. No Brasil, o cenário desafiador em função da crise levou as PMEs a mudarem depressa para a sobrevivência dos negócios.
Embora seja importante estar, de certa forma, pronto para os momentos de dificuldade, quase metade das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras não tinham um plano de gestão de continuidade de negócios preparado para enfrentar os desafios da pandemia, segundo “Estudo sobre a reação e os planos de investimentos em softwares das PMEs após a Covid-19”, realizado em maio, pela plataforma Capterra/Gartner. Foram ouvidas 409 empresas com até 250 funcionários de diversos setores de todo o País.
A Gartner define a gestão de continuidade de negócios como uma abordagem por meio da qual as empresas planejam a recuperação de todo o processo de negócios. Isso inclui um plano para os ambientes de trabalho, telefones, estações de trabalho, servidores e softwares, conexões de rede e quaisquer outros recursos necessários no processo de negócios.
Resposta à Covid-19
De acordo com o estudo, 63% dos gerentes responsáveis pela compra de softwares das empresas consultadas afirmaram que seus negócios tiveram que adotar novas ferramentas como resposta à Covid-19.
Outra pesquisa Capterra, divulgada em abril, apontou que 43% das PMEs brasileiras, com até 250 funcionários, adotaram novas tecnologias para possibilitar o trabalho à distância e evitar prejuízos.
Para muitas empresas, a crise representa uma aceleração do processo de transformação digital, o que inclui um melhor uso da tecnologia, a introdução de novas tecnologias e softwares nos negócios e a criação de novos modelos de negócio digitais.
Confira destaques do estudo:
1) PMEs tinham planos de continuidade dos negócios preparados antes da crise?
- 47% não tinham;
- 13% não souberam responder;
- 40% tinham plano de continuidade.
2) Empresas que necessitam de novos softwares devido à crise da Covid-19:
- 19% responderam sim, para o trabalho em equipe;
- 22% sim, para processos internos;
- 12% sim, para entrega de produtos;
- 35% responderam não, pois já tinham as ferramentas necessárias;
- 2% disseram não ter certeza quanto à resposta.
3) Entre as principais ferramentas já adotadas, ou previstas nos planos das empresas, estão:
- Programa de assistência remota: 57%
- Software de atendimento via chat: 50%
- Software de videoconferência: 48%
- Software para e-commerce: 31%
- Software de colaboração: 29%
- Software de gestão de projetos: 28%
- Software de delivery: 24%
- Software para entrevista de emprego por vídeo: 22%
- Software de Recursos Humanos: 19%
Prepare-se para o inesperado!
Um plano que lhe permita preparar sua empresa para o inesperado ajuda a:
- reduzir o tempo de resposta ao evento;
- reduzir o tempo para recuperar as funções críticas nos negócios;
- evitar a tomada de decisões erradas nos estágios iniciais do problema;
- ter um fluxo de comunicação bem-sucedido com funcionários e pessoas-chave durante a crise.
Links úteis:
Pesquisas Capterra/Gartner
https://www.capterra.com.br/blog/
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