Vendas online? Confira as dicas de segurança
Para manter sua empresa em atividade durante a pandemia, muitos empreendedores investiram nas vendas online. Capricharam no site, criaram toda a logística, buscando atender bem seus clientes.
Este é o seu caso? Pois saiba que, passado o momento crítico, em que foi necessário implementar uma nova estratégia para garantir a sobrevivência do seu negócio, é hora de fazer alguns ajustes. Um ponto a ser observado é a segurança do seu site, visando gerar tranquilidade e confiança aos seus consumidores.
Aqui você confere algumas dicas básicas de segurança, para verificar se a sua empresa tem cumprido os principais requisitos.
- Escolha uma boa hospedagem
Este é o primeiro passo para ter um site seguro. Embora exista uma grande quantidade de serviços para hospedar o seu site, é bom estar atento, pois nem todos apresentam um padrão de segurança satisfatório: verifique se a empresa é idônea, se possui um bom atendimento/suporte e avalie os serviços/benefícios oferecidos. - Crie o hábito de fazer backups regularmente
O backup é uma medida preventiva bem importante: caso o site da sua empresa seja atacado e você perca as informações dele, consegue recuperar tudo rapidamente, sem comprometer seu trabalho. - Utilize ferramentas de segurança
Programas de detecção de Malware são essenciais para evitar ataques que possam atingir os seus clientes ou usuários. Esses programas avisam, caso percebam alguma vulnerabilidade.
Conte com um bom firewall para proteger seu site de possíveis ataques de hackers, atuando de modo ativo e constante. - Utilize a permissão de usuários
Nem todos os membros da equipe precisam ter acesso a todas as funcionalidades do site da sua empresa, e você pode restringir isso, de acordo com a necessidade. Dê permissão para a pessoa utilizar somente o que for essencial para a realização de seu trabalho. - Obter certificado SSL/HTTPS
O certificado SSL/HTTPS tem o objetivo de manter a troca de informação entre seu servidor e o navegador do usuário em segurança, utilizando-se de criptografia.
Link útil:
Cartilha de Segurança para Internet
https://cartilha.cert.br/
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos neste site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados apenas com o propósito de identificação.