Dicas para um Natal mais digital
O ano de 2020 foi marcado pela transformação digital, em função da pandemia de Covid-19 e os meses de distanciamento social. Diante dessa mudança de comportamento do consumidor, a dica para os comerciantes, sobretudo os pequenos empreendedores, é promover na sua loja um Natal mais digital.
De acordo com o estudo global da Visa - “Back to Business, Holiday Edition”, 54% dos brasileiros entrevistados pretendem realizar a maioria das suas compras de final de ano no comércio eletrônico.
A pesquisa aponta que, apesar da crise, os brasileiros estão otimistas: 89% pretendem fazer compras de Natal neste ano. A maioria (58%) deverá optar por apoiar o comércio de bairro e concentrar mais da metade das suas compras nesses estabelecimentos, seja de forma presencial ou online. Além disso, os presentes digitais ganharão destaque, com mais da metade (59%) planejando comprar produtos ou serviços nesse formato.
Desses, 31% esperam dar mais vales-presente digitais que no ano passado, seguidos por entretenimento digital (25%) e esportes eletrônicos – como jogos, acessórios e assinaturas (24%).
Do ponto de vista dos pequenos negócios, 78% das PMEs brasileiras (78%) dizem que a época é muito relevante para seus negócios, destacando-se em relação ao restante do mundo, no qual 68% afirmam o mesmo globalmente.
Capriche na sua estratégia para um Natal mais digital
Confira cinco dicas de estratégias de vendas, sugeridas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas):
1. Ofereça soluções aos seus clientes
Oferecer soluções rápidas para as necessidades dos seus clientes é uma ótima maneira de atraí-lo. Crie pequenas listas com sugestões de presentes, capriche na divulgação em redes sociais, destacando seus produtos e serviços. Dedique atenção ao seu cliente, faça com que se sinta especial.
2. Proporcione uma experiência de compra diferenciada
Invista em um atendimento impecável e mostre que está disposto a ajudá-lo com uma experiência de compra diferenciada.
Ofereça catálogos virtuais com os produtos por meio do WhatsApp, por exemplo, e fique à disposição para dar suporte em caso de dúvidas. Disponibilize serviço de entrega para o produto escolhido diretamente para o presenteado com cartões personalizados.
3. Crie condições de pagamento atrativas
Descontos e ofertas são boas formas de estimular o consumo. Com a digitalização dos meios de pagamento, ficou ainda mais fácil para realizar compras.
4. Invista na decoração temática para atrair o público
O espírito natalino deve estar presente tanto na sua loja física quanto nos seus canais de vendas digitais. Capriche!
5. Treine sua equipe tanto de venda como de suporte
Lembre-se que o consumidor está cada dia mais informado e exigente: não adianta fazer um bom planejamento e deixá-lo insatisfeito. Capacite sua equipe para um atendimento ágil e de qualidade. Deixe claro seu horário de atendimento nos canais digitais.
Links úteis:
Sebrae
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
http://www.agenciasebrae.com.br/
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstância. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendências reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta apresentação são de propriedade de seus respectivos donos, são utilizados com o propósito de identificação e não implicam em patrocínio de produtos e/ou em afiliação com a Visa.