Saiba como tornar sua loja mais relevante para o consumidor digital
Marque presença no mundo digital! Se você, empreendedor, acha que não tem afinidade com o tema, está na hora de rever seus conceitos! Depois de toda a crise gerada pelo novo coronavírus, este é um caminho sem volta: os consumidores, até os mais resistentes (por segurança e necessidade) incluíram as compras online na sua rotina, procurando adquirir tudo à distância.
Não basta somente ter o seu comércio na “versão online”, com um bom site. É necessário se destacar, tornar seu produto ou serviço atraente e relevante para os consumidores que, hoje, tem inúmeras opções, com apenas uma breve busca na internet.
E como fazer para garantir espaço para seu comércio no mundo online? Aqui você confere algumas dicas:
- busque conhecer o comportamento dos seus clientes na hora da compra. Isso permite à sua empresa desenvolver campanhas, selecionar produtos e promover a venda cruzada de itens específicos, que sejam relevantes para os consumidores.
- verifique os produtos que você vende, considerando qualidade, preço e utilidade, por exemplo. Procure diversificar, mas sempre atento ao perfil do seu público-alvo.
- caso trabalhe com produtos sujeitos à sazonalidade (roupas de praia, cobertores, artigos de lã etc.), identifique formas de cativar seu público o ano todo, realizando saldões fora de época, ou mesmo ampliando o leque de produtos.
- procure transmitir mensagens claras: interatividade é algo desejado pelos clientes em tudo o que fazem, inclusive nas compras. Mas isso não significa que cada consumidor deva ficar procurando exaustivamente o que necessita na sua loja virtual. O movimento deve ser contrário: seu site deve facilitar a visualização de promoções, lançamentos e itens que ele mais costuma comprar. O consumidor deve se sentir único e especial, com atendimento personalizado.
- ofereça integração entre os canais: o cliente pode ver um anúncio no Instagram, ser direcionado à compra no site e optar por buscar o produto na loja física. Ofereça aos seus consumidores a possibilidade de escolha.
- inove: ofereça produtos ou serviços novos no mercado, para conquistar a atenção dos consumidores. Utilize os diferentes canais digitais para divulgação.
- anuncie e confira os resultados: experimente diferentes palavras-chave em anúncios do Google para refinar sua segmentação e aumentar suas conversões.
- utilize as redes sociais como interação: acompanhe os comentários dos seus clientes, procure participar, estabelecer uma relação próxima com seu público.
- capriche na captação: procure atrair consumidores para realizarem a primeira compra na sua loja online. Para isso, invista em boas promoções, descontos, distribuição de brindes etc.
- incentive a indicação: um cliente satisfeito pode ajudar, e muito, a divulgar o seu negócio! Que tal lançar ações de Marketing, onde uma indicação de um consumidor dá direito a descontos, sorteios e outros benefícios? Sucesso!
Limitação de Responsabilidade
As informações, recomendações ou "melhores práticas" aqui contidas são fornecidas "COMO ESTÃO" e a título meramente informativo e, assim, não devem ser consideradas como uma assessoria de negócio, operacional, de marketing, financeira, jurídica, técnica, fiscal ou de qualquer outro tipo. Ao implementar qualquer nova estratégia ou prática, você deve consultar seu assessor jurídico para determinar as leis e regulamentos que podem ser aplicáveis à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios resultantes de referidas recomendações, programas ou "melhores práticas" podem variar com base em suas necessidades específicas negociais e nos requisitos do programa. Pela sua natureza, as recomendações não são garantias de desempenho futuro ou resultados e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever ou quantificar. Suposições foram feitas por nós à luz da nossa experiência e nossas percepções de tendências históricas, das condições atuais e dos desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos sejam adequados sob a circunstancia. Recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados e tendencias reais e futuros podem diferir materialmente das suposições ou recomendações. A Visa não é responsável pelo uso que você faça da informação aqui contida (incluindo erros, omissões, imprecisões ou faltas de oportunidades de qualquer tipo) ou por quaisquer suposições ou conclusões que você possa tirar do seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita e renuncia explicitamente as garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, a toda e qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de qualquer terceiro, qualquer garantia de que a informação irá atender aos requisitos de um cliente ou qualquer garantia de que a informação é atualizada e será livre de erros. Na extensão permitida pela lei aplicável, a Visa não será responsável perante um cliente ou qualquer terceiro por quaisquer danos ou prejuízos previstos em lei, incluindo, sem limitação, danos especiais, emergentes, incidentais ou punitivos, nem quaisquer danos por lucros cesantes, interrupção de negócios, perda de informações comerciais ou outras perdas monetárias, mesmo se tiver sido notificado da possibilidade de tais danos.
Nota sobre Logos
Todas as marcas e logotipos incluídos nesta site são de propriedade de seus respectivos donos e são utilizados com o propósito de identificação apenas.