Gastos internacionais com cartão de crédito no Brasil
A instabilidade econômica e política brasileira, juntamente com a desvalorização do real, causaram uma diminuição nos gastos internacionais com cartão de crédito. Embora os consumidores ainda viajem e façam compras internacionais, eles reduziram o número de transações e também o valor gasto em cada uma delas.
Mas de acordo com um estudo da VPS com base nos dados da VisaNet referentes a 2016, os clientes não são todos afetados da mesma forma.
- Os portadores de cartão de alta renda são menos afetados do que os clientes de baixa renda.
- As transações online aumentaram a relevância nas despesas internacionais.
- Os segmentos do mercado de viagens e entretenimento (por exemplo, hospedagem, aluguel de automóvel) são menos afetados do que aqueles não essenciais (como comércio do setor de vestuário).
- Os destinos de viagens foram alterados dos EUA e Canadá para países da América Latina e Europa.
Gastos internacionais dos brasileiros de 2009 a 2015
Fonte: Banco Central do Brasil
Visa Performance Solutions pode ajudar os emissores e lojistas a compreenderem e captarem os gastos internacionais do consumidor brasileiro analisando dados, insights e proporcionando soluções que criam mais oportunidades de gastos.
O impacto das taxas de câmbio nas despesas internacionais
Baseado nos dados de gastos internacionais de brasileiros de 2009 a 2015 provenientes do Banco do Brasil, você pode ver que há uma correlação direta entre os gastos internacionais de brasileiros e as taxas de câmbio do dólar americano (apresentadas no gráfico “Gastos internacionais dos brasileiros de 2009 a 2015”), e isso afeta os gastos dos consumidores no cartão de crédito internacionalmente. O uso do cartão em compras internacionais torna-se estável quando o real atinge a proporção 3:1. Mas o real vem flutuando entre 3,5 e 3,9 em relação ao dólar americano. Quando o real esteve maior que 3:1 depois de 2015, os gastos internacionais de brasileiros caíram drasticamente. Antes de 2015, as condições eram mais favoráveis para compras internacionais.
As taxas de câmbio afetaram tanto os gastos quanto os métodos de pagamento. Conforme mostrado no gráfico “Métodos de pagamento para compras internacionais dos brasileiros entre 2013 e 2015”, lançado em dezembro de 2015, as transações internacionais em cartões de crédito caíram 4% de dezembro de 2014 a dezembro de 2015, a taxa mais baixa dos últimos três anos.
Métodos de pagamento para compras internacionais dos brasileiros entre 2013 e 2015
Fonte: dados de transações da VisaNet para transações internacionais nos cartões de crédito, débito e pré-pago de 2013 a 2015.
Em 2011, o governo brasileiro aumentou o imposto sobre transações internacionais nos cartões de crédito e, como resultado, os portadores de cartão começaram a usar dinheiro em vez de cartão de crédito, de acordo com estatísticas do Banco Central do Brasil.
Apesar disso, há oportunidades inexploradas para expandir e adaptar a estratégia da sua carteira. Visa Performance Solutions pode ajudar você a perceber e criar oportunidades de gastos com uma série de abordagens e soluções.
Aviso de isenção
As informações, recomendações ou “práticas recomendadas” neste documento são fornecidas “TAL COMO SE APRESENTAM”, destinam-se apenas a fins informativos e não devem ser consideradas recomendações de negócios, operacionais, de marketing, financeiras, jurídicas, técnicas, fiscais ou de outra natureza. Ao implementar qualquer estratégia ou prática nova, você deve sempre consultar seu advogado para saber que leis e regulamentos podem se aplicar à sua situação específica. Os custos reais, economias e benefícios de quaisquer recomendações, programas ou “práticas recomendadas” podem variar de acordo com as necessidades específicas da empresa e exigências do programa. Por natureza, recomendações não são garantias de desempenho ou resultados futuros, e estão sujeitas a riscos, incertezas e suposições difíceis de prever ou quantificar. Realizamos suposições com base em nossa experiência e percepções de tendências históricas, condições atuais, desenvolvimentos futuros esperados e outros fatores que acreditamos ser adequados em tais circunstâncias. As recomendações estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que tendências e resultados atuais e futuros divirjam substancialmente das suposições ou recomendações. A Visa não se responsabiliza pelo uso das informações aqui contidas (inclusive erros, omissões, imprecisões ou não pontualidade de qualquer tipo), tampouco qualquer suposição ou conclusão que você tirar de seu uso. A Visa não oferece nenhuma garantia, seja expressa ou implícita, e explicitamente se isenta de garantias de comercialização e adequação a uma finalidade específica, de qualquer garantia de não violação de direitos de propriedade intelectual de terceiros, de qualquer garantia de que as informações irão satisfazer as exigências de um cliente ou qualquer garantia de que a informação esteja atualizada e sem erros. Até o limite permitido por lei, a Visa não será responsável perante um cliente ou terceiro por quaisquer danos, sob qualquer teoria do direito, inclusive – entre outros – quaisquer danos especiais, consequentes, incidentais ou indenizações punitivas; tampouco por quaisquer prejuízos por lucros cessantes, interrupção de negócios, perda de informações corporativas ou outras perdas monetárias, mesmo se comunicada da possibilidade de tais danos.
Assuntos Relacionados
Você também pode se interessar por:
Visa Performance Solutions
Conquiste, mantenha e amplie sua carteira de clientes com insights baseados em dados.
Marketing de cartões de crédito para a geração de millennials na América Latina e no Caribe
Na América Latina, um terço dos clientes pertence à geração de millennials. Descubra como captar essa clientela.
Premium Product Optimizer
Avalie oportunidades de upgrade de produto em toda a sua carteira de clientes de cartão de crédito.