Em meio a tantos desafios, o ano de 2020 trouxe novos hábitos, com a transformação digital. Além de estarem muito mais exigentes, os consumidores têm ainda mais opções para realizarem suas compras pela internet. O caminho, como empreendedor, é buscar formas de se manter competitivo, e saber como atrair o seu público.
Procure investir no seu site de vendas, observando 10 itens que não podem faltar!
1. Rapidez e estabilidade
Quem faz compras pela internet prioriza a agilidade. Por isso, diante de sites lentos (carregamento demorado da página), os consumidores podem migrar rapidamente para a concorrência. Evite deixar seus clientes esperando.
E mais: sites com maior velocidade de carregamento são priorizados nos resultados da ferramenta de busca, fator importante para aumentar o potencial de vendas do seu negócio.
Sua loja virtual precisa contar com um servidor de hospedagem estável e seguro. Já imaginou alguém fazendo uma compra e, na hora de concluir o processo, sai tudo do ar? Cuidado: isso é motivo suficiente para o consumidor nunca mais retornar à sua loja. Contrate um serviço qualificado e evite problemas!
2. Agilidade no fechamento da compra
Grande parte dos consumidores abandona o carrinho, ao perceber que há um longo processo de preenchimento de informações para concluir a compra. Seu site deve facilitar todas as etapas, desde a busca pelo produto até a efetivação do pagamento.
3. Facilidade de navegação
Seu site precisa ter um design responsivo. Isso significa considerar que muitos consumidores realizam suas consultas e compras pelo celular, e sua loja virtual deve oferecer essa funcionalidade. Procure garantir que tudo funcione bem nos dispositivos móveis, com fácil navegação, links e botões acessíveis.
4. Marketing de Conteúdo
Invista em conteúdo de qualidade para chamar a atenção de seus potenciais consumidores. Mantenha o seu blog atualizado, publique diariamente em suas redes sociais e fique o mais próximo possível do seu cliente (persona) com a geração de conteúdo.
Planeje muito bem o posicionamento estratégia dos CTAs (“Call to Action”, ou chamada para ação, em português).
Os CTAs são botões que auxiliam na navegação dos consumidores e tornam as decisões mais claras. Por isso, são recursos fundamentais para impulsionar o cliente à próxima etapa do processo de compra. No e-commerce, devem aparecer em frases como “compre agora” ou “aproveite a promoção”.
5. Credibilidade e segurança
Além da praticidade, o consumidor busca segurança nas compras online. Invista em certificações e selos de qualidade, emitidos por órgãos reconhecidos e confiáveis.
Lembre-se de disponibilizar informações para contato no site de e-commerce: pode ser endereço de e-mail, número de telefone, endereço do escritório ou da loja física. Isso transmite maior confiança e tranquilidade na hora de efetivar uma compra.
6. Satisfação do consumidor
Antes de efetivar uma compra, é bem comum o consumidor pesquisar mais sobre a loja virtual, buscando depoimentos de outros compradores, seja no próprio site ou nas redes sociais. Procure reunir, e colocar em destaque, comentários de seus clientes, mostrando a satisfação deles com a compra.
7. Vantagens para cativar consumidor
Diante de um número cada vez maior de lojas e opções de compras, bem como da facilidade que o ambiente online oferece, é natural que os consumidores se tornem cada vez menos fiéis à determinada loja ou marca.
Para cativá-los, uma sugestão é oferecer algumas vantagens, que sejam atraentes ao seu público: frete gratuito, descontos especiais em datas comemorativas, brindes etc.
8. Apresentação dos produtos
Imagens de alta qualidade somam pontos na hora de fechar vendas em sua loja virtual, pois ajudam o consumidor a decidir pela compra e conhecer melhor o produto, antes de efetivar o pagamento.
Procure exibir seus produtos em todos os lugares de sua loja virtual. Crie descrições inéditas para cada um deles, com uma linguagem que crie identidade com sua empresa.
9. Pós-venda valorizado
A satisfação do consumidor deve ser priorizada sempre! Deixe as informações de contato e suporte visíveis em seu e-commerce, para que seus clientes possam contatá-lo o mais breve possível. Procure ser rápido na tarefa de responder as mensagens dos consumidores, sejam elas de reclamações, dúvidas, sugestões ou elogios.
10. Uso estratégico das redes sociais
Aprenda a utilizar muito bem as redes sociais, postando promoções, sorteios e avaliações de clientes. Tudo isso contribui para divulgar sua loja virtual e aumentar suas vendas.