Ano novo: conheça os desafios da era digital
Diante de tantos desafios, 2020 foi o ano da transformação digital. Até os consumidores mais resistentes à tecnologia acabaram se rendendo a ela, principalmente em função do isolamento social.
Agora, rumo a 2021, é momento de fazer os ajustes na sua empresa e seguir investindo e aprendendo com o ambiente digital. Para seguir este caminho, é importante saber que ele envolve muitos desafios. Confira alguns deles:
Lidar com a resistência
Em todo ambiente de mudança, é necessário lidar com alguma resistência. Trata-se de uma questão cultural: para que mexer em algo que está dando certo? A razão é: o mundo muda rápido demais, e sua empresa precisa acompanhar o ritmo!
Seja para agilizar processos, reduzir custos, otimizar o atendimento ou fortalecer o relacionamento com o cliente, os benefícios superam os riscos. Só que é preciso implantar as ferramentas certas, independentemente do porte da empresa.
Promover a transição para uma nova tecnologia é uma tarefa complexa, que exige planejamento e inclui substituição de equipamentos de trabalho, gerenciamento de uma quantidade enorme de informações, treinamento da equipe etc.
Manter foco nos objetivos da empresa
Mesmo em um ambiente de mudança e melhoria, a empresa precisa manter o foco em seus produtos e serviços, em seus objetivos e nos compromissos do dia a dia.
Atenção aos clientes
A transformação digital deve ocorrer para oferecer melhorias aos seus clientes, em todas as etapas do processo.
Seu cliente não pode ser impactado negativamente pelo ambiente de transição na sua empresa. Na verdade, ele não deve sequer perceber esses ajustes, somente aproveitar os resultados dessa melhoria depois.
Saber gerenciar dados
Uma das grandes vantagens da transformação digital é possibilitar um gerenciamento seguro e eficiente de uma grande base de dados, proporcionando ao empreendedor, ou mesmo ao gestor de cada área da empresa, uma tomada de decisão muito mais segura e assertiva.
No entanto, esse caminho não é construído de um dia para outro. É necessário rever processos, ter um trabalho minucioso no levantamento e armazenamento de dados, por meio de sistemas e processos que se comuniquem.
Priorize também a segurança de dados, que é essencial para qualquer empresa, de qualquer setor ou porte.
Contar com uma equipe capacitada e motivada
Todo o trabalho de transformação digital dentro de uma empresa precisa contar com uma equipe capacitada e motivada a colaborar.
Estabeleça uma boa estratégia para valorizar e reter talentos.
Lidar com mercado competitivo
Com o avanço da internet e com tantas empresas ingressando no mundo online para conquistar seu espaço e vender seus produtos e serviços, o mercado se tornou muito mais competitivo. Hoje o consumidor tem uma infinidade de opções, e pode pesquisá-las com toda a facilidade, sem sair de casa.
Para que sua empresa possa competir nesse mercado, não basta oferecer bons produtos e serviços, é preciso divulgar fortemente sua marca.
Reagir rápido às mudanças
A inovação trazida pela tecnologia faz com que o tempo de vida dos produtos e ideias de um determinado setor seja realmente muito curto. A todo momento surgem novidades, e sua empresa precisa acompanhar o ritmo de mudanças para não ficar para trás!
Oferecer um bom atendimento
Para se manter competitivo no meio digital, é preciso oferecer atendimento rápido e total atenção às necessidades de cada cliente. O novo consumidor quer resolver tudo a partir de seu smartphone, seja pelo aplicativo da marca ou pelas redes sociais. Disponibilize diferentes canais de atendimento, com qualidade e agilidade em todos eles.
Independentemente da mídia, quando tem dúvidas ou dificuldades, ele espera ser atendido rapidamente e ter sua demanda resolvida. Um atendimento ruim pode fazer com que o consumidor desista da compra, desista da sua empresa e, pior, que manifeste sua insatisfação em diferentes canais. Muito cuidado!
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